terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sobre os Indicados ao Oscar 2010

O páreo este ano vai ser duro. Eu diria que duríssimo!!! Isso porque a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou irá se render ao apoteótico "Avatar" de James Cameron (9 indicações) ou ao surpreendente "Guerra ao Terror" (9 indicações) de sua ex-mulher Kathryn Bigelow.

Já tive a oportunidade de assistir aos dois filmes (há três semanas indiquei "Guerra ao Terror" na seção de DVD da Infonet), no entanto, "Avatar" conta com uma ligeira margem de vantagem, já que vi na telona (ainda que não fosse em 3D) e o drama de guerra de Bigelow na telinha (sem ser full HD).

Apesar de ter achado "Avatar" fenomenal (assim que o assisti, exclamei ser o melhor filme de 2009), não ficaria triste se o "petardo" "Guerra ao Terror" abocanhasse os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. Quem quiser entender porque minha indecisão, basta adquirir o filme nas Americanas (no shopping já acabou, mas deve ter ainda alguns títulos no centro da cidade) ou rezar para que ele estreie aqui, neste final de semana, como acontecerá no Sudeste do país.

Não vou entrar em detalhes sobre a película, mas adianto que nunca vi uma mulher dirigir um filme de ação / suspense/drama tão bem quanto Bigelow. Ela deve ter aprendido muito com Cameron nos áureos tempos de casada. Vamos ver quem irá vencer essa batalha...

Não vou me ater a todas as categorias, mas achei uma injustiça "A Single Man" só ter uma indicação (Melhor Ator- Colin Firth). Pelo menos a trilha sonora do polonês Abel Korzenioski (que já pude conferir na íntegra) valeria uma indicação, assim como a direção de arte Ian Phillips (pelo que pude perceber em alguns traillers do longa). Diga-se de passagem que a chance de Firth -que interpreta um homossexual- de levar a estatueta para casa, torna-se mais remota ainda, se lembrarmos que no ano passado, Sean Penn "papou" a estatueta dourada vivendo o homossexual Harvey Milk.

Também não vi muito motivo para Vera Farmiga de "Amor Sem Escalas" e Matt Damon de "Invictus", concorrerem, respectivamente, nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. Não estão nada excepcionais, assim como me decepcionou a direção de Clint Eastwood (que nem foi indicado) por "Invictus".

Só me arrisco a dizer que "A Fita é Branca" de Michael Haneke (filme que conferi , no ano passado, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) tem grandes chances de vencer tanto como Melhor Filme Estrangeiro, como Melhor Fotografia. Mas a cabeça dos membros da Academia ninguém conhece de fato e surpresas poderão acontecer.

Só nos resta esperar pelo dia da cerimônia de entrega do Oscar 2010 (07 de março) e fazer nossas apostas o quanto antes. Não deixe de participar da Promoção Bangalô Oscar 2010 que começa amanhã. Boa sorte!!!

Texto: Suyene Correia

4 comentários:

Fátima Lima disse...

Como sempre a Academia, suas polêmicas e paradoxalidades, mas... Dentro do que foi possível ver em Aracaju ou fora daqui, bons palpites sairão... Como sou meio cismada com “Avatar” ( tenho um quê crítico com as grandes produções) vou de “Guerra ao Terror”... Com a fita já em mãos vou correr para assistir... Quem sabe a Academia não faz também uma virada de “gênero” em relação a presença de mulheres no papel de diretoras. Bom, como estudiosa de gênero tendo a discordar que o sucesso de Kathryn Bigelow seja devido ao convívio e aprendizado James Cameron, mas isso é outro papo. Parabéns por nos atualizar com as tendências cinematográficas mundiais. Abraços.

Unknown disse...

Suyene, sempre leio seu blog mas hoje deixo aqui a minha opinião, depois de assistir Guerra ao terror que foi indicado por você na infonet na parte de DVD e por insistência de Laryssa, minha irmã, que assistiu primeiro e vai participar da promoção do seu blog, venho a declarar que o filme realmente é de tirar o fôlego do começo ao fim, acho que vai levar a estatueta...
Abraços de Claudia

Unknown disse...

Suyene, também quero te dar parabéns pelo blog muito importante para os amantes de cinema e pelos seus comentários de DVD no site da infonet, saiba que existem pessoas como eu que tem acompanhado seu trabalho apesar de nem sempre comentar...abraços

Bangalô Cult disse...

Oi, pessoal, é sempre bom receber esse feed-back dos visitantes e seguidores do blog.
De uma certa forma é isso que alimenta o blog também: saber que ele é lido, comentado e que gera discussões.
Espero que vocês (Fátima, Cláudia, Larissa e tantos outros) participem da promoção e, quem sabe, ganhem os três filmes de prêmio.
"Quem não arrisca não petisca".
Bjs

Suyene