segunda-feira, 29 de março de 2010

Depois do cinema, que tal um jantar no "Soul Kitchen" ?

Pode até ser que a comida inicialmente servida neste restaurante situado na periferia de Hamburgo não seja das melhores, mas o clima de aconchego e de descontração que o seu proprietário Zinos Kazantsakis (Adam Bousdoukos) imprime ao lugar, juntamente com seus funcionários pouco treinados, faz com que o espectador sinta vontade de pelo menos visitar o local.

O restaurante em questão é fictício (será que virou realidade após as filmagens ?) e um dos principais  personagens dessa comédia do jovem diretor  turco-germânico  Fatih Akin ("Contra a Parede", "Atravessando a Ponte- O Som de Istambul" e "Do  Outro Lado") que surpreende pela versatilidade dos gêneros explorados no cinema.

Se no documentário "Atravessando a Ponte" ele se debruça sobre a musicalidade turca, em "Do Outro Lado" ele aposta no fator "destino" para entrelaçar a história de três famílias (duas turcas e uma alemã) e mostrar as questões políticas e sociais de duas culturas tão distintas.

Já em "Soul Kitchen" - filme embalado por uma trilha sonora que por si só, já daria uma postagem à parte- Akin envereda pela comédia non sense, repleta de gags, como viés para contar a estória do atrapalhado Zinos, que entre uma crise e outra de dor na coluna, por conta de uma hérnia de disco, vê-se em situações limites como a perda do grande amor (a namorada Nadine se mandou para Xangai a fim de trabalhar), do próprio negócio (devido ao irmão trambiqueiro, em liberdade condicional, Zinos perderá o restaurante)  e até do apartamento onde vive.

É muita desgraça para uma pessoa só, mas, justamente, pela maneira com que essas confusões vão se multiplicando ao longo da trama na vida do carismático Zinos é que faz com que a plateia se deleite na comicidade nada original (muitas situações remontam as comédias americanas dos anos 50 e 60), mas extremamente eficiente.

Destaque para o elenco bem entrosado- tanto Bousdoukos, como Moritz Bleibtreu, que faz o papel de Illias, irmão de Zinos, estão ótimos- a trilha sonora recheada de soul music, dance, música espanhola, black, árabe;  a direção sempre competente de Fatin Akin e a concepção dos créditos finais de uma criatividade ímpar. O filme recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza do ano passado.

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto 1: Moritz Bleibtreu e Adam Bousdoukos vivem os irmãos Kazantsakis na comédia "Soul Kitchen"

Nenhum comentário: