quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chico Xavier: Livro e Filme Numa Só Tacada


Eis que chega às minhas mãos o livro de Marcel Souto Maior, intitulado "Chico Xavier: a História do Filme de Daniel Filho", na véspera da estreia nacional da película que conta com roteiro de Marcos Bernstein lapidado por Daniel Filho, ao lado da diretora assistente Cris D'Amato e de Carlos Alberto Ratton.

A obra literária é uma espécie de making of  do filme que custou R$ 11 milhões e teve locações em quatro cidades diferentes (Paulínia, Tiradentes, Rio de Janeiro e Uberaba). Em cerca de 300 páginas, é possível se surpreender, por exemplo, com as dificuldades em levantar orçamento para o filme, apesar da popularidade do personagem central, das bilheterias espetaculares do diretor (basta se lembrar dos recentes "Se Eu Fosse Você" e "Se Eu Fosse Você 2") e do elenco recheado de grandes artistas. 

Estes falam da emoção de participar do longa- Nélson, inclusive, pediu para interpretar o papel principal- e o livro ainda traz um riquíssimo material fotográfico de still e entrevista com o diretor. Além disso, nesta publicação da Editora Leya, o escritor e jornalista Marcel Souto Maior, responsável pela biografia "As Vidas de Chico Xavier"- base do filme- e "Por Trás do Véu de Ísis" e "As Lições de Chico Xavier" conta como se interessou pela vida do médium que, se vivo, estaria completando amanhã, 100 anos.

Para quem curte livros desta natureza é uma aquisição e tanto. Resta saber se a obra cinematográfica está à altura dessa publicação reveladora sobre os bastidores das filmagens. Compre o livro (hoje) e assista ao filme (amanhã).

Texto: Suyene Correia 

Legenda da Foto 1: Capa do livro que mostra os bastidores do filme "Chico Xavier" 


Um comentário:

ALAN ADI hoje disse...

é interessante saber como inicia o processo de um filme, as idéias e as dificuldades em transpô-las para outro universo.
abração.