quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"Escritos em Verbal de Ave" é o novo livro de Manoel de Barros

Escritos em Verbal de Ave_Manoel de Barros

 As palavras inocentes e o lirismo doce de Manoel de Barros retornam às livrarias com a sua nova obra, “Escritos em Verbal de Ave”, que será lançado este mês pela editora LeYa Brasil, em uma edição para colecionadores.

 O livro traz de volta Bernardo, personagem importante de diversos poemas de Manoel, como “O Guardador de Águas”, “Livro de pré-coisas” e o mais recente, “Menino do Mato”. Em “Escritos em Verbal de Ave”, o poeta retrata a morte de Bernardo com a sutileza intrínseca à sua poesia. 

Em uma manhã, feito um passarinho, Bernardo se vai e o leitor só fica sabendo quando o deixam em sua sepultura. Mas a história não acaba assim. Bernardo escrevia. Escrevia em verbal de ave e seus escritos são encontrados. A voz inocente, a mania de “luxúria das palavras”, a paixão pela natureza e compreensão dos animais estão em seus escritos. Bernardo morreu, mas não foi embora. O deserto deixado pela sua ausência é preenchido com os verbais de ave.

Manoel de Barros, finalista do Prêmio Jabuti 2011, por sua “Poesia Completa”, lançada em 2010 pela LeYa, não só homenageia Bernardo em seu novo livro, como presenteia os leitores com mais uma obra delicada, uma mistura de sonhos, invenções e palavras como só o poeta consegue combinar.

Para quem ainda não está familiarizado com a obra do matogrossense, um belo meio introdutório de conhecer sua poesia única, é conferindo o documentário "Só Dez Por Cento é Mentira" de Pedro Cézar.  O cineasta que também assinou a direção de "Fábio Fabuloso", convida-nos a mergulhar no universo onírico dos versos de Manoel e constrói uma 'desbiografia do escritor" como só ele mesmo desejaria.


Sobre o autor- Manoel de Barros, 95 anos, publicou seu primeiro livro em 1937, “Poemas Concebidos Sem Pecado”. Também advogado e ex-fazendeiro, Manoel ganhou em 1966 o prêmio nacional de poesias com “Gramática Expositiva do Chão”. Em 1998, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura, pelo conjunto da obra. Seus livros foram publicados em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.

Nenhum comentário: