sábado, 5 de novembro de 2011

Se Toda Empresa Tivesse um Gerente Desses...

A Missão do Gerente de Recursos Humanos_filme
 
Muita mais do que o título inusitado, o que me levou a assistir "A Missão do Gerente de Recursos Humanos" foi o fato dele ser dirigido por Eran Riklis (alguém consegue esquecer seu belo "Lemon Tree"?). Pois é, mas ao contrário do drama da viúva palestina que vai até as últimas consequências para defender seus limoeiros,  e que conquista fácil o espectador, esta co-produção de Israel/Alemanha/França peca por transitar entre drama e comédia e não envolver de todo, quem o assiste.

O ator Mark Ivanir vive o gerente de RH de uma panificadora de Jerusalém, que está prestes a ser difamada por um jornal local. Tudo porque uma funcionária romena, Yulia, foi vítima de um atentado a bomba e, segundo a imprensa, a empresa não tomou as mínimas providências como enterro, auxílio à família, etc.

O problema é que Yulia já não fazia mais parte do quadro de funcionários quando a tragédia ocorreu, mas não tendo como reverter a situação a tempo da publicação da matéria, a proprietária decide arcar com o ônus, e delega ao gerente a missão de levar o corpo da jovem até seu país natal. 

Até que não seria tão complicado fazer essa viagem, mas é que o gerente de RH está passando por problemas familiares, e a última coisa que poderia acontecer, naquele momento, é se ausentar de Jerusalém. Dividido entre o emprego e a família, ele tenta administrar essa última a milhas de distância, mas a tarefa não será fácil. Nem a de enterrar a morta, nem a de sustentar o casamento.

Mérito do roteiro (adaptado do livro "Uma Mulher em Jerusalém" de Abraham Jehoshua) que, em tempo de globalização, aborda o tema da  identidade e do pertencimento, mas confesso que próximo do final, fiquei frustrada com o andamento que a trama ganhou, apresentando soluções forçadas e exageradas.

Legenda da Foto: O ótimo Mark Ivanir, na pele do gerente em questão

Nenhum comentário: