sábado, 25 de julho de 2009

Surto de Coqueluche no TTB

Com um dia de atraso, escrevo minhas impressões sobre o espetáculo de música erudita que aconteceu no Teatro Tobias Barreto na noite da última quinta-feira.
Quanto à apresentação da pianista portuguesa Maria João Pires e dos irmãos Jussen, só posso elogiá-los pela bela performance (juntos ou não) com a Orquestra Sinfônica de Sergipe regida pelo maestro Guilherme Mannis.
Diga-se de passagem, Mannis é mais competente com a batuta na mão que ao microfone. Falou demais no encerramento da apresentação, referindo-se à roupa white dos irmãos holandeses, que como ele mesmo fez questão de frisar, em tom irônico, 'não estão entendendo nada do que estou dizendo aqui'.
Mas se teve uma coisa que chamou a atenção de muitos dos presentes que estavam apreciando o virtuosismo de Maria João Pires e dos seus aprendizes, foi a quantidade assustadora de coff...coffs... que invadiu o teatro.
Por mais que o apresentador tenha pedido, antes do concerto começar, o máximo de silêncio, uma orquestra de tossidores crônicos a cada dez minutos insistia em participar da execução da música com arranjos prá lá de irritantes.
Bastava um começar a tossir ou pigarrear no mezanino, que outro respondia imediatamente na parte inferior, num desafio deveras inoportuno. Acho até que por duas vezes, Mannis demonstrou irritação ao fato quando regia. Pode ter sido imaginação minha essa observação, com relação ao maestro, mas que a mim causou desconforto auditivo, isso causou.

Texto: Suyene Correia

Um comentário:

Verônica Moura disse...

"...uma orquestra de tossidores crônicos... com arranjos pra lá de irritantes..."

Suyene, vc é hilária!!! rsrsrsrs
Consigo visualizar perfeitamente a descrição de suas impressões.

Beijão!
Verônica Moura.