segunda-feira, 15 de março de 2010

O anti-convencionalismo de Alain Renais



No próximo sábado, a partir das 23 h, finalmente teremos a oportunidade de conferir na tela de um cinema sergipano, o badalado filme de Alain Resnais, "Ervas Daninhas". A exibição dar-se-á dentro da Sessão Notívagos que ainda oferece ao público dois shows musicais da banda Cabedal (SE) e Eddie (PE).

O filme mais recente do diretor octagenário- que tem uma filmografia das mais importantes no cenário da cinematografia mundial- é um dos seus mais cultuados. E se depender do boca-a-boca favorável que se disseminou durante a 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ocorrida no ano passado, tem chences de repetir o sucesso de "Medos Privados em Lugares Públicos" (também de Resnais) que se encontra em cartaz há dois anos na maior metrópole brasileira. 

Em "Ervas Daninhas", o foco central recai sobre dois personagens: a dentista Marguerite Muir (Sabine Azéma), que tem sua bolsa roubada logo no início da trama e Georges Palet (André Dussollier), um homem casado, que termina encontrando os documentos da dentista no estacionamento de um shopping.

É justamente a partir de um encontro banal, quando Georges vai atrás de Marguerite para entregar-lhe os documentos, que Resnais aproveita para exercitar sua arte de contar estórias, fugindo do óbvio, da banalidade e do convecionalismo. Aliás, quem já assistiu a essa película, afirma que o cineasta se utiliza de  situações  bizarras e hilárias para provocar uma inquietação no público.

Talvez o filme não seja uma unanimidade como "Medos Privados em Lugares Públicos", mas certamente, essa aventura romântica  já  conquistou lugar cativo na lista das melhores estreias do ano passado. Agora, é se preparar para assisti-lo no próximo sábado, antes das apresentações musicais no hall do Cinemark. 

Vale lembrar, que a banda pernambucana Eddie estará lançando o seu último  trabalho "Carnaval no Inferno", aqui em Aracaju, em apresentação única logo após a sessão de cinema. A banda Cabedal, por sua vez, será a anfitriã da noite apresentando  seu estilo pop aliado à bossa e ao  samba rock. Tudo isso pela bagatela de  R$ 20 (preço único) , incluindo  três bebidas (cerveja,  água ou refrigerante).

Quem não quiser  ficar de fora desta, os ingressos já estão sendo comercializados na Casa da Cópia (Shopping Jardins) e até o dia 18, quem comprar um ingresso para a Notívagos, leva o ingresso da Virada Cinematográfica (exibição de três filmes a confirmar) que acontece no dia 10 de abril. 
  
Texto: Suyene Correia

Legenda  da Foto 1: Cena do filme "Ervas Daninhas" que confirma a versatilidade do experiente Resnais

2 comentários:

deFormance disse...

Casamento Silencioso? Viu?
Para mim, estupendo!

Bangalô Cult disse...

Danilo, ainda não assisti, não. Mas devo conferir esta semana.
Se fores a Salvador, não deixe de conferir o sul-coreano "Mother- A Busca Pela Verdade".
É excelente!!!!