sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dicas para um bom Encontro

Pessoal, neste final de semana, acontece mais uma edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, que este ano chega à sua 36a edição.  Para falar a verdade, fora o tema de conferência de abertura  "Patrimônio Imaterial na Era Digital" que foi proferida ontem, pela manhã, pelo Prof. Dr. Clérton Martins da UNIFOR-CE, poucos são os atrativos realmente interessantes, para o público cativo do evento.

Há uma repetência de nomes elencados para apresentações musicais, como Julinho Porradão, Calcinha Preta, Danielzinho que são figurinhas bem batidas em eventos dessa natureza e de questionável valor cultural. Outras atrações como Maracatu Estrela de Pernambuco e Uauiara de Belém do Pará, apesar de ótimas performances, poderiam "ceder" o lugar para outros grupos de igual teor, desses mesmos Estados e de outros tantos do país.

Quanto às atrações mais aguardadas, nada contra Jorge Vercilo e Margareth Menezes, mas ambos aportam por aqui constantemente- esta última, por sinal, foi uma das atrações do Reveillon 2011- e bem que a organização do evento poderia dar uma chance para Roberta Sá, Mariene de Castro, Tulipa Ruiz, Cidadão Instigado e tantos outros novos talentos que os sergipanos mereceriam conhecer mais.

Logo, o melhor da festa continua sendo as apresentaçõesdos grupos folclóricos que a partir da tarde de hoje, colorem e fazem um bom "fuzuê" nas ruas do centro de Laranjeiras. Destaque para o Cacumbi, o São Gonçalo, Os Parafusos, o Samba de Coco e a Taieira. O ponto alto, por sinal, é a coroação da Taieira na manhã de domingo e a procissão dos Santos Reis, no domingo à tarde. Não deixe de levar sua câmera fotográfica para registrar os melhores momentos.

Também vale a pena conferir as exposições fotográficas de Alejandro Zambrana ("Lambe-Sujos e Caboclinhos") ma Oficina Escola de Laranjeiras; a coletiva "Moradas" no Antigo Fórum Levindo Cruz e a exposição de Guy Veloso, "Entre a Fé e a Febre".

Agora, preste atenção na dica: se você for de carro, prefira entrar no trevo da CIMESA, para ter acesso à cidade, porque as obras no trevo que dá acesso à entrada da Laranjeiras estão gerando um  verdadeiro caos. Prefira chegar no final da tarde ( ainda com o dia claro) e volte com cuidado pela mesma estrada, que passa pela indústria NASSAU.

Bom Encontro Cultural e divirta-se!!!

Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: