sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Zumbi: o Livro dos Mortos"



A LeYa Cult e a Barba Negra lançam “Zumbi: o Livro dos Mortos”, do jornalista Jamie Russel. São mais de 400 páginas, fartamente ilustradas, resultado de intensa pesquisa sobre origens e representações desse personagem de pouco prestígio e destaque, mas de presença marcante na cinematografia de terror.

Jamie Russel, especialista em cinema, parte da constatação que na extensa bibliografia sobre o gênero terror, os zumbis mereceram pouca atenção. Enquanto lobisomens, vampiros e mesmo serial killers foram exaustivamente analisados, os zumbis em geral são retratados como meros figurantes. “Zumbis são a massa plebeia do cinema de terror, criaturas sem alma que perambulam sem personalidade nem propósito”, reconhece o autor.

Para Russel, parte desse descaso deve-se à falta de “herança literária”: enquanto as centenas de versões de Drácula descendem do romance de Bram Stocker, outros tantos Frankensteins possuem algum grau de parentesco com a obra de Mary Shelley – e esses enredos encontram inspiração, muitas vezes, no folclore e em antigas lendas populares. Já os zumbis são monstros modernos, nascidos no século XX, cuja aparição no mundo anglo-saxônico, o autor situa no ano de 1929.

Apesar da falta de glamour, eles vieram para ficar. Mesmo antes de brilharem no videoclipe mais famoso da história – o “Thriller” de Michael Jackson –, já haviam conquistado um lugar na cultura pop, presentes em uma extensa lista de filmes. Entre eles destacam-se títulos consagrados pelo público e pela crítica especializada, como "A Morta-Viva" (I Walked With a Zombie, 1943), "Vampiros de Almas" (Invasion of the Body Snatchers, 1956), "A Noite dos Mortos-Vivos" (Night of the Living Dead, 1968) e "Despertar dos Mortos" (Dawn of the Dead, 1978), para citar apenas alguns.

O preço sugerido é R$ 45.

3 comentários:

Renata Marengo disse...

Oi! Valeu pela dica! Me parece uma boa leitura! Bom final de semana!!

Adelvan Kenobi disse...

eu me amarro em zumbis. Acho uma mitologia comparável a todas as outras clássicas do horror, como Drácula, Frankenstein, o Lobisomem, a Mumia (que não deixa de ser zumbi, também, né).

Bangalô Cult disse...

Pois é, Adelvan, os zumbis estavam precisando de uma atenção maior, não acha?
Não sei se esse livro da LeYa se compara ao "Livro dos Vampiros" (aquela espécie de Bíblia do gênero)escrito por J. Gordon Melton que já foi comercializado na Escariz.
Agora, é ver se esse "Zumbi: o Livro do Mortos" está à altura.
Abçs