terça-feira, 14 de junho de 2011

Cine Cult apaga as velinhas com "Incêdios"


Amanhã, completa quatro anos, que o produtor cultural Roberto Nunes, através da Cine Vídeo Educação, conseguiu implementar em Aracaju, um projeto que salvou os cinéfilos sergipanos do marasmo da programação de blockbusters. Era o projeto Cine Cult, que chegava com o intuito de trazer aos cinemas da cidade, produções independentes, premiadas em festivais mundo afora ou que se transformaram em “cults” depois do sucesso de público e crítica.

Para comemorar sua longevidade, apesar de vários percalços ao longo dessa trajetória, o Cine Cult nos brinda amanhã, às 20h30, com a exibição do filme canadense “Incêndios” de Denis Villeneuve no Cinemark Jardins. Indicado ao Oscar desse ano, na categoria Filme Estrangeiro, “Incêndios” é um verdadeiro petardo, com direito a final inesperado e tudo mais. A trama gira em torno da personagem Nawal Marwan (a ótima Lubna Azabal), que acompanhamos em flashback, após sua morte.

Seus filhos gêmeos- Simon e Jeanne- recebem após a leitura do testamento, a incumbência de entregar uma carta a seu pai, que não conhecem, e ao irmão, que nem sabiam da existência. Simon (Maxim Gaudette) acha melhor não mexer no passado, mesmo que isso contrarie o último desejo de sua mãe. Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulain), no entanto, com personalidade bem semelhante à da sua genitora, decide iniciar uma jornada no Oriente Médio, terra de seus ancestrais, a fim de desvendar o mistério. 

Denis Villeneuve dirige bem os atores e dá o tom trágico na medida, para que o filme abale as estruturas de quem o confere, mas sem cair no melodrama fácil. O que chama a atenção nesta tragédia é a abordagem que Villeneuve faz sobre amor e guerra, intolerância e perdão. Tudo baseado na peça do libanês, radicado canadense, Wadji Mouawad.

Os ingressos para a sessão podem ser adquiridos, antecipadamente, ao preço promocional de R$ 10 na Casa da Cópia Jardins. Esse ingresso além de possibilitar assistir ao filme, garante a entrada na Festa de 4 Anos do Cine Cult que será realizada nesta sexta-feira, a partir das 22h30 no Bar Capitão Cook. Na oportunidade, haverá shows com Deilson Pessoa, Nantes e Plástico Lunar e  sorteios de brindes .

História- Inicialmente, programado para acontecer às 15h, no Cinemark Jardins, com preços bem mais acessíveis, o Cine Cult passou a ocorrer diariamente, às 14h, agora, nos dois complexos Cinemark. A primeira sessão, ocorrida no dia 15 de junho de 2007, exibiu o filme sul coreano “O Hospedeiro” de Bong Joon-Ho. Apenas 32 pessoas (entre as quais, a escriba) conferiram o bem humorado terror coreano naquela primeira sessão. 

Mas no final daquela  semana, 465 espectadores tinham assistido ao filme, número excelente para um projeto que tentava ganhar fôlego, após a experiência que Roberto Nunes teve de 2004 a  maio de 2007, quando organizou as sessões de cinema de arte no Moviecom do Shopping Riomar .

Nesses últimos quatro anos o Cine Cult cresceu, e muito, na sequencia de Aracaju vieram os complexos do Cinemark em Natal, Manaus, Salvador e Ribeirão Preto. Hoje, são 25 os complexos que exibem os filmes em 14 cidades do país, a saber: Porto Alegre ( 2 complexos), Florianópolis, Curitiba, Campo Grande,m Belo Horizonte, Brasilia (2 complexos), Ribeirão Preto, São Paulo ( 4 complexos), Guarulhos, São José dos campos (2 complexos), Rio de Janeiro (2 complexos), Vitória, Salvador, Aracaju (2 Complexos) e Natal.

Legenda da Foto: Jeanne em sua jornada pelo Oriente Médio, atrás da verdadeira história da mãe Nawal

2 comentários:

Cine Cult disse...

Obrigado Suyene pela postagem e pela presença desde 2007 em nossas ações.
Que venham mais 4 Anos e de preferência com Sessões Noturnas.

Roberto Nunes
Cine Cult

Bangalô Cult disse...

Roberto, o bangalô sempre estará divulgando as ações da Cine Video e Educação e, por tabel, o Cine Cult.
Vida longa às exibições dessa natureza.