sexta-feira, 30 de março de 2012

Rumos Itaú Cultural promove workshop na Semear

De 18 a 20 de abril (quarta-feira a sexta-feira), a capital sergipana recebe na Sociedade Semear o primeiro workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, "Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte". Gratuito, o minicurso de três dias, dividido em módulos e realizados das 17h às 21h, tem foco em profissionais do setor artístico, como pesquisadores, estudantes, artistas e galeristas e será ministrado por Sânzia Pinheiro, membro do Colegiado de Artes Visuais na Representação Nordeste. Os interessados nas 25 vagas disponíveis devem se inscrever a partir do dia 3 pelo e-mail culturaeartes@sociedadesemear.org.br ou pelo telefone (79) 3214-5800.

"Arte Aqui", módulo de abertura do workshop no dia 18, debate a produção artística local. A partir de um mapeamento na cidade serão identificados artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas. Com esse resultado, os participantes buscarão compreender as dinâmicas de desenvolvimento do segmento em contexto nacional e discutirão estratégias para o agenciamento regional.

No segundo dia, 19, em "Arte Hoje" o tema gira em torno de interesses e questões que permeiam a produção de arte contemporânea, buscando paralelos com o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Encerrando a série, "Arte, Cultura e Pensamento Crítico" procura localizar a produção artística com foco em áreas da cultura mais amplamente desenvolvidas como arte, filosofia, comunicação, antropologia, entre outras. Seguindo bibliografia indicada, discute pontos relevantes da produção em arte contemporânea, de modo a promover o pensamento crítico sobre a arte produzida no local.
 
As itinerâncias- O Itaú Cultural promove o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, "Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte" com o objetivo de contribuir para a articulação e aprofundamento do cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Até o final de 2012, ainda serão realizado cursos nas cidades de Cachoeira (BA), Araraquara (SP), Uberlândia (MG), Macapá (AP) e em mais três cidades a serem definidas, cada um com um curador especifico.

A exposição de temas emblemáticos da arte atual, em contexto nacional e internacional é o principal tema dos cursos. A discussão é permeada por aspectos percebidos no cenário local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos.

Um comentário:

Lara disse...

Ôpa! Ótima dica, Suyene. Vou tentar me inscrever.

Beijos