quinta-feira, 4 de abril de 2013

Noite de Premiação do 39o Festival SESC Melhores Filmes


Roberto, Luiz Zanin, Zé Geraldo Couto, Rosário Caetano, Amilton Pinheiro e João
 
 
Claudio Assis diretor da Febre do Rato
 
 
Iradhir Santos- Melhor Ator pela Crítica
 

Edgard Navarro- Melhor Diretor Crítica
 

Betty Faria prestando homenagem a Reichenbach
 

A blogueira e o ator João Miguel
 

Djin Sganzerla (centro) foi a mestre de cerimônia
 
 
Noite muita movimentada no Cine SESC, ontem, à noite, por conta da abertura  do 39º Festival SESC Melhores Filmes. Várias personalidades do mundo cinematográfico e críticos marcaram presença no evento, que premiou os melhores filmes do ano passado, em várias categorias, aclamados pelo público e pela crítica.

O início da cerimônia foi marcado pela execução do Hino Nacional, pelo pianista Nelson Ayres, responsável pelas trilhas de "Falsa Loura" e "Garotas do ABC" (ambas produções de Carlos Reichenbach, grande homenageado da noite). Quem fez “as honras da casa” como mestre de cerimônia foi a atriz Djin Sganzerla, que logo após o pronunciamento de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo, apresentou os grandes vencedores dessa edição do festival.

Os melhores filmes estrangeiros escolhidos pela crítica e público, agraciados com o Troféu confeccionado por Emanoel Araújo, foram:  

A Separação (Melhor Filme e Direção/crítica)

Batman- Cavaleiro das Trevas Ressurge (Melhor Filme/público)

A Invenção de Hugo Cabret (Melhor Direção/público)

Michael Fassbender (Melhor Ator/público e crítica)- Shame

Tilda Swinton (Melhor Atriz/crítica)- Precisamos Falar Sobre Kevin

Meryl Streep (Melhor Atriz/público)- A Dama de Ferro

 
Já na premiação dos nacionais, o grande vencedor foi “A Febre do Rato” do pernambucano Claudio Assis. Mais contido, em seu pronunciamento, do que de costume, Assis  “acertou na mosca”, ao dizer que gostaria que a itinerância do Festival SESC Melhores Filmes não se restringisse às cidades do interior paulista: “que os filmes possam ser vistos também nos cinemas dos SESC de outros Estados”, ocasião em que foi muito aplaudido.

Dividiram o microfone com ele, o ator Irandhir Santos e o roteirista Hilton Lacerda também laureados no evento, pelo mesmo filme. O discurso do diretor baiano Edgar Navarro, também vencedor da noite, pelo filme “O Homem que Não Dormia”, foi um tanto longo e desnecessário. No entanto, a certa altura quando falou em “masturbação”, causou uma saraivada de palmas ao brincar com o rapaz que fazia audiodescrição simultânea: “como foi que você descreveu isso que falei, rapaz, que não vi ?”. 
 O polêmico cineasta ainda soltou essa pérola:  “os três “M” mais importantes da vida são: masturbação, maconha e meditação. Não deu outra, foi ovacionado. Merece também destaque o discurso do diretor Marcelo Machado (Tropicália), pelos problemas que a Cinemateca anda enfrentando. Ele pediu, às autoridades, maior atenção para a instituição imprescindível ao cinema nacional.

Abaixo, a lista dos nacionais premiados:

A Febre do Rato (Melhor Filme/crítica e público)

Claudio Assis (Melhor Direção/público)

Edgar Navarro (Melhor Direção/crítica)- O Home que Não Dormia

Irandhir Santos (Melhor Ator/crítica)

João Miguel (Melhor Ator/público)- Era Uma Vez Eu, Verônica

Camila Pitanga (Melhor Atriz/público e crítica)- Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios

A Música Segundo Tom Jobim (Melhor Documentário/crítica)

Tropicália (Melhor Documentário/público)

Afonso Poyart (Melhor Roteiro/público)- 2 Coelhos

Hilton Lacerda (Melhor Roteiro/crítica)

Ivo Lopes Araújo (Melhor Fotografia/público)- Girimunho

Mauro Pinheiro Jr. (Melhor Fotografia/crítica)- Sudoeste

Além disso, foi prestada uma homenagem ao diretor Carlos Reichenbach, falecido no ano passado. Não só a sua esposa recebeu um troféu das mãos da atriz Betty Faria- com quem Carlão teve a oportunidade de trabalhar  em "Anjos do Arrabalde", "Bens Confiscados"- como uma bela exposição retrospectiva de sua carreira foi aberta no hall do cinema. A expografia está bárbara!!!

A 39ª  edição do festival SESC Melhores Filmes prossegue até o dia 05 de maio.  O acesso às exibições dos filmes é gratuita.

Nenhum comentário: