terça-feira, 26 de abril de 2011

Álvaro Vilela conversa sobre Fotografia

O fotógrafo baiano, que tem uma relação muito especial com a cidade de Aracaju, onde iniciou sua carreira profissional, vem à cidade para dividir com os participantes da sexta edição do "Conversando Fotografia" (amanhã, às 19h, na Sociedade Semear) experiências e reflexões sobre desenvolvimento de projetos fotográficos.

Álvaro Vilela, que já desenvolveu os ensaios "Cuba dos Cubanos", "A Natureza do Homem no Raso da Catarina" (que lhe rendeu um dos livros mais elogiados de 2006, publicado pela editora Tempo D´Imagem), agora se debruça sobre mais dois projetos: "Povos dos Rios", que será transformado em livro, e "Faces dos Quilombos", que terá uma de suas primeiras exibições na coletiva de fotógrafos latino-americanos que integra a edição 2011 do Photo Espanha, um dos principais festivais de fotografia do mundo.

Nascido em 1960 na Bahia, Villela descobriu a fotografia nos anos 80, quando estava envolvido  em uma intensa atividade política e teve a oportunidade de assistir ao filme "Sob Fogo Cerrado". A partir daí,  percebeu a força e a responsabilidade da linguagem não-verbal. Ele, que desenvolve trabalhos nas áreas de fotografia publicitária e documental, sempre procurou realizar seus trabalhos nas duas áreas  observando a importância do discurso da imagem. 

Publicado pelas principais revistas do país, a exemplo da Photomagazine e da Fotografe Melhor, o fotógrafo também vem investindo na circulação de seu trabalho por meio de exposições, tendo participado de mais de trinta mostras, entre individuais e coletivas. Pela dedicação aos projetos em que se envolve, Villela tem sido bastante premiado nos últimos anos.

Foi vencedor do 2º Prêmio Foto Arte Brasília, em 2009 e teve uma imagem selecionada pelo Critical Mass Top 50, do PHOTOLUCIDA, em Portland, nos Estados Unidos, em 2010, além de outras premiações em concursos nacionais, como os concursos Leica/Consigo, onde tirou um segundo lugar e uma menção honrosa, em 2006, e o Leica/Agfa, em que foi finalista da categoria Cor, em 2005. 
 

Nenhum comentário: