quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Canto e o Encanto de Roberta Sá






Ainda bem que Roberta Sá não ganhou o FAMA, senão...só Deus sabe onde estaria hoje. Com certeza, mergulhada no anonimato. Mas a derrota no programa musical da Globo não a intimidou e a potiguar, radicada no Rio de Janeiro, foi trilhando aos poucos o seu sucesso. Resultado: com apenas 30 anos de idade, já contabiliza quatro discos gravados e um DVD lançado.

Em plena turnê de seu mais recente trabalho "Quando o Canto é Reza", eis que Roberta dá o ar de sua graça no palco do Teatro Tobias Barreto. Ela mesma, diz no meio do show, que está muito feliz em poder se apresentar pela primeira vez em Sergipe, já que sendo Estado do Nordeste como o seu Rio Grande do Norte, só por isso, é motivo de satisfação. Demorou muito para chegar esse dia, mas valeu a pena esperar.

O TTB totalmente ocupado, assistiu a um espetáculo primoroso e com preços populares (contrariando o pensamento dos pessimistas de que artista de qualidade, cobra caro pelo ingresso). Tudo bem que ela se apresentou pelo projeto MPB Petrobras, mas diante do preço do seu cachê, qualquer Secult ou Funcaju, se quisessem, já teriam trazido a moça prá cá antes.  

O fato é que contrariando novamente o pessimismo de outros, o público não estava lá apenas porque o ingresso era barato (talvez uma parcela tenha caído de pára-quedas sem nem saber ao certo quem era a guapa), mas pela interação da galera, acompanhando recorrentemente o refrão das canções, muita gente ali (incluindo a blogueira), conhecia de cor o repertório desse excelente disco, em que ela interpreta composições do baiano Roque Ferreira.

Acompanhada pelos excelentes músicos do Trio Madeira Brasil, só faltou a Roberta mais intimidade  com o samba no pé. Ela até que se esforçou, mas seu talento maior está localizado no gogó.  Sem dúvida, é com a voz que ela consegue hipnotizar a plateia. Como disse uma amiga minha, lá pelas tantas , "a voz dela é melhor ao vivo que no disco".

Levando-se em consideração que na gravação de um disco, utilizam-se  programas  entre outros  artifícios para "apagar" as imperfeições vocais, Roberta confirmou seu talento, de cantora afinada, voz melodiosa e  apurada técnica vocal. Em quase uma hora e meia de espetáculo, a cantora nos deixou em êxtase com seu canto e encanto. E o bis foi pouco diante da carência do público daqui em ouvir artistas desse quilate.

Se tudo der certo, porém, ela poderá aportar no TTB no segundo semestre, trazendo um show diferente, provavelmente "Pra Se Ter Alegria". Até lá, só nos resta colocar um dos seus discos no CD Player e sorrir, sem saber direito o porquê.

Texto e Fotos: Suyene Correia

Nenhum comentário: