sexta-feira, 29 de abril de 2011

Inscrições Abertas para o BrLab

Estão abertas até 31 de maio, as inscrições para o mais novo laboratório dedicado a projetos audiovisuais da América Latina. O BrLab, cujas atividades acontecem em São Paulo, de 8 a 17 de julho, é direcionado a produtores e jovens realizadores cinematográficos e tem seu principal foco no desenvolvimento de projetos de filmes de longa metragem, planejamento da produção e consultoria ao roteiro. Podem ser inscritos projetos de ficção, independentemente do estágio de financiamento, que já devem ter seu roteiro em desenvolvimento e seu diretor definido.

Serão selecionados 12 projetos de países latino-americanos para participar das atividades, sendo seis vagas para diretores estreantes e seis vagas para diretores não estreantes com até dois longas-metragens realizados.

 Os selecionados participarão da clínica de roteiro, sob responsabilidade do consultor, roteirista, professor e script doctor Miguel Machalski (Argentina/França) e do roteirista, diretor e professor Jorge Durán (Brasil/Chile). Já a clínica de produção tem como responsáveis o roteirista, produtor e professor Joan Álvarez (Espanha) e o produtor e diretor Gustavo Montiel (México). As atividades previstas incluem ainda palestras e encontros com profissionais nacionais e internacionais.

Ao final do programa são realizadas sessões de pitching (uma espécie de apresentação de projetos em processo seletivo realizado em curtíssima duração) e é conferida uma premiação em dinheiro no valor de 1.500 dólares ao projeto vencedor. O júri será composto por reconhecidos profissionais de distintas áreas do audiovisual.

Uma atividade da Associação do Audiovisual em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o BrLab ocorre paralelamente ao 6o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e conta com apoio da Cinemateca Brasileira, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
 
A direção acadêmica do BrLab é da professora Maria Dora Mourão e a direção geral está a cargo dos produtores Francisco Cesar Filho, Jurandir Müller e Rafael Sampaio

Nenhum comentário: