segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"A Bofetada" aporta no Teatro Atheneu




A Companhia Baiana de Patifaria sobe ao palco do Teatro Atheneu neste final de semana para apresentar, no sábado, às 21h e domingo, às 20h, um dos principais espetáculos de seu repertório: “A Bofetada”.  Comédia de sucesso nacional e montada pela primeira vez, há 24 anos, “A Bofetada” utiliza a marca registrada da Cia. Baiana, centrada no humor e na capacidade de improviso dos atores, para a contínua renovação do espetáculo, com notícias do cotidiano do país e da cidade em que se apresentam. 

O elenco, formado por Nilson Rocha, Alexandre Moreira, Jarbas Oliver e Lelo Filho, que também assina a direção, estabelece uma relação direta e de grande empatia com a plateia tornando cada apresentação imprevisível. 

Para arquitetar a montagem composta de três esquetes, os “patifes” foram buscar inspiração em clássicos da comédia brasileira da década de 80. No primeiro quadro ‘O Calcanhar de Aquiles’, baseado em texto de Mauro Rasi, a crítica e a vanguarda são os alvos, ao confrontar a crítica teatral Vânia Leão e sua amiga Dirce Mendonça (interpretadas pelos atores Nilson Rocha e Jarbas Oliver) com Eleonora, atriz decadente (vivida pelo ator Alexandre Moreira), que se dispõe a interpretar, sozinha, 60 personagens de uma tragédia grega e que, nessa nova versão, surge inspirada no filme “Cisne Negro”. 

Os dois esquetes seguintes foram escritos por Miguel Magno e Ricardo de Almeida e também tratam do universo do teatro. Em ‘O Ponto e a Atriz’, vários gêneros teatrais são ironizados ao resgatar a função do Ponto, figura que lembrava o texto para as divas das grandes companhias de teatro, durante as apresentações. 

No último esquete, ‘Fanta e Pandora’, o ensino do teatro é o foco central e a plateia é transformada em mais um personagem com quem duas professoras universitárias passam a interagir. O ator Lelo Filho, interpretando Fanta Maria, divide a cena, desta vez, com Jarbas Oliver, que dá vida a Pandora Luzia.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Crédito da Foto: Manoela Carvalho

Nenhum comentário: