quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Museu da Gente sedia I Encontro Sergipano de Escritores


Campo fértil de escritores do quilate de Antônio Carlos Viana, Francisco Dantas, Mário Cabral e Maria Lúcia Dal Farra (paulista, mas radicada no Estado há mais de 20 anos), Sergipe carece de eventos sistemáticos como uma Feira do Livro, uma Festa ou Balada Literária para movimentar o cenário local dessa vertente artística.

É certo que acontecem, esporadicamente, tentativas de se firmar um evento literário no calendário cultural da cidade. No ano passado, por exemplo, ocorreu o I Encontros de Literatura, idealizado por Marcílio Medeiros, que reuniu nomes como Xico Sá, Raquel Cozer, Otávio Júnior, entre outros. Agora, os escritores Gustavo Aragão e Domingos Pascoal e a jornalista e agente cultural Ilmara Souza apostam no I Encontro Sergipano de Escritores, a ser realizado, amanhã, no Museu da Gente Sergipana, a partir das 13h30.

“Sempre foi uma vontade de todo escritor sergipano, ter uma movimentação mais significativa na cidade, a fim de congregar saberes e experiências. Então, Domingos Pascoal numa conversa mais aproximada com Antônio da Infographics, tive essa ideia de fazer um Encontro Sergipano de Escritores. Posteriormente, foram somadas à empreitada, outras colaborações como a de Karina Dias e Adail Vilela. Unidas as forças, estaremos realizando hoje, até às 20h, as atividades do evento”, explica Gustavo Aragão.

Voltado para escritores, estudantes, jornalistas, professores, articulistas e editores, o I Encontro Sergipano de Escritores conta com uma programação sucinta mas significativa. A partir das 14h, acontece a abertura oficial com o lançamento da II Bienal do Livro de Itabaiana e do projeto do Livro Compartilhado (em que os inscritos no evento poderão levar poesias, crônicas, artigos, a serem compilados num livro posteriormente doados para entidades filantrópicas), além da apresentação do projeto da escultura em tamanho natural da Profa. Thétis Nunes, pelo artista visual Elias Santos. 

A partir das 15h40, acontecerá a primeira palestra do dia, com o tema “A Escrita como Descoberta do Outro e de Si Mesmo”. O ministrante será o Prof. Hermínio Sargentim, experiente professor e autor de obras didáticas de Língua Portuguesa. Às 17h, Gustavo Aragão proferirá a palestra “O Processo de Composição do Livro: Edição, Revisão e Preparação de Material”. O escritor, que já publicou seis livros, contará um pouco de sua experiência no mercado editorial, por ocasião dos trabalhos prestados às editoras Ática, Escala Educacional, IBEP, Editora do Brasil, entre outras.

O evento será encerrado com a palestra “A Palavra: uma Redefinição de Nós Mesmos” ministrada pelo Prof. Francisco Paulo Monteiro, conhecido como “Prof. Pimpão” e, entre os intervalos, os poetas presentes terão a oportunidade de recitar versos de sua autoria e alguns escritores estarão autografando seus mais recentes livros.

Serão lançados no I Encontro Sergipano de Escritores, os livros “Carolina e sua Boneca Lindinha” de Tânia Cristina dos Santos Souza; “Memória, Patrimônio e Identidade” de João Paulo Araújo de Carvalho, Luiz Carlos de Jesus e Manoel Messias Moura; “Alma Branca” de Maria do Carmo Costa e “Manias de uma Princesa” de Telma Costa.

Para se inscrever no evento, basta levar um livro de autor sergipano. Alguns exemplares serão vendidos no local e o montante arrecadado será doado para uma biblioteca. As inscrições podem ser feitas no local ou antecipadamente no site www.infographics.com.br

O I Encontro Sergipano de Escritores é uma realização da Infographics e da Academia Sergipana de Letras e conta com o apoio da revista perfil, Jornal Simãodiense, Itnet, Ominia, IBEP, Infonet, Museu da Gente Sergipana, Instituto Banese e FM Itabaiana.

Nenhum comentário: