quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Quebra-Nozes" ao Piano



Logo mais, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, acontece o concerto solo do pianista sergipano Eduardo Garcia. Na ocasião, ele estará apresentando o “Ciclo dos Scherzos” de Chopin e a “Suíte Quebra-Nozes” de Tchaikovsky.

Segundo Garcia, o que o motivou para incluir essas peças no recital foi o fato deste ano estar sendo comemorado o bicentenário de nascimento de  Frédéric Chopin (1810-1849) e também incluir no programa algo que fosse bem familiar ao público, como a “Suíte Quebra-Nozes”.

“Os Scherzos são peças importantes do repertório pianístico e refletem muito do sentimento de nostalgia e, ao mesmo tempo, ansiedade por que Chopin passava naqueles tempos, quando (ele morando na França) a Polônia tinha sido invadida pela Rússia. Por outro lado, são peças desafiadoras no sentido técnico e interpretativo - o Scherzo tem uma inclinação para a virtuosidade. Já a “Suíte Quebra-Nozes”, bastante conhecida do público em geral contém sete movimentos sendo o mais famoso a Dança da Fada Açucarada”, explica.

Eduardo Garcia que é Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Música pela Hartt School of Music da University of Hartford (Connecticut – EUA) e Doutor em Música pela University of Arizona (Arizona – EUA) mostra-se otimista com o rumo da música erudita no Estado.
“Acho que demos grandes passos, a ponto de chamar a atenção do Brasil inteiro: temos uma orquestra sinfônica muito boa, um teatro de primeiro mundo, dois pianos Steinway - essas características nos colocam aptos a receber artistas de calibre internacional, como temos visto ultimamente”.

Quem quiser conferir o concerto do pianista, os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro.

Texto: Suyene Correia 

Nenhum comentário: