quinta-feira, 29 de julho de 2010

SERGIPE IN FOCO

Entre agosto e dezembro de 2010 acontecerá em Aracaju e Maceió o projeto SERGIPE IN FOCO, com oficinas, debates, exposições e lançamento de DVD, com foco na arte da fotografia.

Contemplado pelo edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2010, a iniciativa da galerista Sayonara Viana e da Arte-educadora Silvane Azevedo tem como principal objetivo, promover a circulação de fotógrafos sergipanos nos oito territórios do Estado de Sergipe e no Estado de Alagoas, tendo como resultado o registro em mídia digital e exposições no Palácio Museu Olímpio Campos em Aracaju e no Museu Palácio Floriano Peixoto em Maceió.

Outra perspectiva do projeto é promover capacitação artística para o setor através de curso para elaboração de portfólios e de uma oficina sobre a técnica da daguerreotipia. A oficina de Elaboração de Portfólio será ministrada pela curadora pernambucana Cristiana Tejo  tendo como público alvo, fotógrafos e outros artistas visuais e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 02 de agosto, no Espaço Cultural D’Época ( rua Itabaiana, 740).

Além desta, serão ofertadas palestras sobre a história da fotografia, noções sobre conservação e preservação de fotografia e uma oficina de daguerreotipia. Quem ministrará as aulas será o fotógrafo e pesquisador carioca, Francisco Moreira da Costa.

Para  participação nas exposições, serão selecionados 16 fotógrafos sergipanos, os quais deverão  captar imagens através das mais diversas perspectivas, registrando de norte a sul, os oito territórios sergipanos. A seleção será feita pela curadora de São Paulo, Ana Cristina Barreto e as coordenadoras do projeto.

Ao final do trabalho de campo as obras serão selecionadas para compor a exposição e o registro dela em mídia DVD. Esse processo será inédito no estado, pois consistirá no primeiro registro de fotógrafos sergipanos. A exposição será realizada de outubro a novembro em Aracaju e de novembro a dezembro em Maceió.

Todas as atividades são gratuitas e para obter mais informações, basta acessar o blog sergipeinfoco.blogspot.com ou entrar em contato pelos telefones (79) 3042-6881/ 9982-7116 ou 9997-6679. 


Cronograma das Atividades 2010

02/08 A 06/08-  Início das inscrições no Espaço Cultural D'Época 

07/08 - Oficina de Potfólio com Cristiana Tejo no Espaço Semear das 8 às 12h e das 14 às 18h

16 E 17/09- Palestras História da Fotografia

16 A 19/09-
Curadoria Ana Cristina Barreto de Carvalho

18 E 19/09- Oficina de Daguerreótipo com Francisco Moreira da Costa no Espaço Cultural D'Época

28/10- Exposição no Palácio Museu Olímpio Campos

23/11- Exposição no Museu Palácio Floriano Peixoto


Nenhum comentário: