segunda-feira, 21 de março de 2011

Lilian França marca presença no Projeto "Conversando Fotografia"


O Trotamundos Coletivo promove no próximo dia 23 de março, às 19h, no auditório da Sociedade Semear, (R. Vila Cristina, 148) a sexta edição do projeto Conversando Fotografia. Desta vez, a conversa ocorre com Lilian França, que é crítica de arte e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e que vai debater as relações da fotografia com os campos da arte e das tecnologias digitais.

Lilian França é professora, pesquisadora, curadora e crítica de arte. Ela ingressou como professora da Universidade Federal de Sergipe em 1994 e, desde então, vem desenvolvendo pesquisas, debates e diversas outras atividades que se destinem a amadurecer discussões envolvendo as áreas de artes, tecnologia e comunicação. Lecionou  a disciplina de Fotografia e Iluminação e vem participando de diversos projetos de pesquisa que envolvem arte eletrônica, audiovisual, imagem e artes visuais.

Ainda no campo do ensino, França integrou o quadro de pesquisadores da Universidade do Minho e da Universidade Nova de Lisboa e foi professora colaboradora do mestrado em Comunicação, Cultura e Artes Visuais da Universidade de Algarve, todas em Portugal. No Brasil, teve passagens como pesquisadora, mestranda e doutoranda pelas Universidade de Brasília (UnB), Universidade Metodista de Piracicaba e PUC – São Paulo.

Em sua carreira, Lilian França também integrou o Conselho Curador do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da cidade de Americana, em São Paulo e foi curadora da exposição Todos Os Olhares São Meus. Atualmente, ela desenvolve o projeto de extensão Cine-Debate, na UFS, em que discute o uso do cinema em sala de aula e conta com a colaboração da pesquisadora Fernanda Esperidião.

Sobre o Conversando Fotografia

O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado pelo Trotamundos Coletivo com apoios da Sociedade Semear, do Instituto Bom Viver, da Art Tec, da Quanta Música e do restaurante Divina Gula. O objetivo é agregar profissionais, amadores e interessados em discutir caminhos para o desenvolvimento da fotografia em Sergipe. Em sua primeira etapa o Conversando Fotografia vai abrigar em suas sessões trabalhos de fotógrafos sergipanos que atuem em áreas diversas, como fotojornalismo, publicidade, documentarismo, editorial, assessoria fotográfica, eventos, fotografia experimental, entre outros.

O segundo passo é interagir com convidados nacionais e fomentar a discussão sobre os potenciais e as necessidades do setor como um incentivo para a criação de uma Rede Sergipana de Fotografia. A idéia é que, a partir da criação da rede, os fotógrafos possam articular projetos diversos em âmbito local e contribuir com o diálogo da Rede Nacional de Fotografia, fundada este ano. É também um intuito das discussões do projeto Conversando Fotografia desenvolver parcerias com profissionais e redes de outras áreas artísticas.

Nas primeiras edições, realizadas desde agosto de 2010, os participantes tiveram oportunidade de discutir sobre projetos coletivos, fotografia publicitária, fotojornalismo, história da fotografia, caminhos para a produção de imagens desenvolvida em Sergipe e a relação entre fotografia, discurso e pesquisa. Os resultados dessas discussões foram postados no twitter do Trotamundos Coletivo - www.twitter.com/trotamundosbr - e no blog  – http://trotamundoscoletivo.wordpress.com

Crédito da Foto: Alejandro Zambrana
Legenda da Foto: Público prestigiou a quinta edição do Conversando Fotografia que aconteceu na Sociedade Semear

Nenhum comentário: