sexta-feira, 25 de março de 2011

Mercado 24 Horas






O Trotamundos Coletivo realiza sábado e domingo uma exibição da primeira etapa do projeto Mercado 24h, no Mercado Municipal de Aracaju. O trabalho, que contém 75 fotos e trechos de vídeos captados no cotidiano do mercado, será exibido em formado audiovisual e poderá ser visto pelos comerciantes e visitantes entre 10h e 14h, com sessões de exibição a cada meia-hora. 

A projeção estará localizada em dois pontos estratégicos do mercado público: o setor de frutas e verduras, no Mercado Albano Franco e o setor de artesanato do Mercado Antônio Franco. Para celebrar junto com os comerciantes, visitantes, moradores da cidade e integrantes do coletivo, a banda NaurÊa realizará um pocket show de abertura do projeto, no sábado, às 10h da manhã. A idéia é transformar este momento em um belo reencontro com as personagens fotografadas, que receberam tão bem os integrantes do coletivo. 

Para desenvolver esta primeira etapa do projeto Mercado 24h, o Trotamundos Coletivo, formado por Alejandro Zambrana, Ana Lira, Marcelinho Hora e Zak Moreira, realizou junto com a jornalista e fotógrafa convidada Júlia da Escóssia, uma pesquisa para selecionar alguns dos comerciantes mais antigos do mercado, em especial aqueles que vivenciaram os principais períodos de transformação espaço, como a revitalização ocorrida há cerca de uma década. 

Durante este período, algumas coisas mudaram na relação deste espaço com a cidade: as feiras livres nos bairros se fortaleceram, ampliando a concorrência com alguns setores do mercado, e este ganhou um status mais turístico, o que pode significar uma alteração do perfil de consumo dos visitantes e dos negócios dos vendedores. 

Foi a partir da conversa com estes personagens que o projeto Mercado 24h foi tomou corpo para debater o que significa uma década neste novo mercado. Dez anos, dez personagens acompanhados em vários momentos do dia. Como eles se relacionam com o mercado? Com quem dialogam? O que eles fazem durante o dia? Quem fica quando o mercado fecha suas portas? Que marcas de suas vidas permanece nessa rotina? O projeto Mercado 24h procura se debruçar sobre isso e é um recorte desta produção que será exibida neste final de semana em Aracaju.

Crédito da Foto 1: Ana Lira

Crédito da Foto 2: Marcelinho Hora

Crédito da Foto 3: Zak Moreira

Crédito da Foto 4: Alejandro Zambrana

Um comentário:

Nailson de Oliveira Moura disse...

Um belo trabalho! Pena que não pude conferir. Estava na terrinha abrindo minha exposição fotografica Raízes. Para maiores informações, clic aqui http://nailsondeoliveiramoura.blogspot.com/