quarta-feira, 15 de agosto de 2012

90 Anos de Rádio no Brasil

História do Rádio no Brasil_http://bangalocult.blogspot.com


Este ano, o rádio completa 90 anos de existência no Brasil. Um dos melhores presentes que esse meio de comunicação poderia ganhar é o lançamento de “História do Rádio no Brasil”, da pesquisadora e professora universitária, Magaly Prado.

Há décadas, esse meio de comunicação é companheiro diário de milhões de brasileiros em suas tarefas cotidianas: o rádio divulga notícias, transmite esportes ao vivo, leva música, entretenimento e informações. Como a escritora afirma na obra, “O rádio é o veículo do tempo por excelência. Escrever sobre esse meio é incluí-lo em um tempo histórico que lida com o tempo de emissões, o que torna essa trajetória mais interessante ainda”.

A obra lançada pelo selo Da Boa Prosa, da editora Livros de Safra, não se trata somente de um resgate da importância histórica desse meio de comunicação, mas também de uma luz  focando os principais momentos do rádio e dos profissionais que encantaram plateias e influenciaram diretamente a formação cultural brasileira.

O livro traz registros curiosos, como a foto de Ary Barroso transmitindo um jogo, de cima do telhado; Lauro Borges e Castro Barbosa comandando o “PRK-30”; as irmãs Linda e Dircinha Batista no centro do Rio e Gluace Rocha, Elídio Costa, Samaritana Santos, Vicente Marchelli participando de “Quadros de uma Exposição”, na Rádio Jornal do Brasil.

“História do Rádio no Brasil” retrata momentos fundamentais por meio de uma linguagem envolvente e imagens históricas e inéditas de profissionais que marcaram as comunicações no Brasil. Além da leitura contínua, é possível também seguir os principais acontecimentos da “Linha do Tempo”.  Deve se tornar leitura obrigatória para profissionais e estudantes, além de fonte de consulta e formação para os milhões de apaixonados pelas notícias, música e entretenimento que o rádio oferece. O preço sugerido é de R$ 75.

Sobre a autora- Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Doutoranda em Comunicação e Semiótica e Mestre em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, onde leciona pós-graduação em Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade.


Graduada e pós-graduada pela Faculdade Cásper Líbero, na qual ensina Produção de Rádio e Radiojornalismo. Ministra aulas de Introdução ao Jornalismo na ESPM-SP, onde é responsável pelo Portal de Jornalismo dos alunos. É professora substituta no curso de Jornalismo da ECA-USP e professora convidada do MBA da Rádio e TV da Universidade de Tuiuti (UTP).

Nenhum comentário: