Não tinha como deixar de lembrar de "Las Acácias" (2010), filme de Pablo Giorgelli, à medida que eu assistia "À Beira do Caminho" (2012) de Breno Silveira. Ambos têm como protagonista, um caminhoneiro rude, solitário, que tem sua vida transformada, a partir do momento que dá carona a um (a) passageiro (a) desconhecido (a).
No filme argetino, o motorista Ruben (German de Silva) leva a bordo da boleia de seu caminhão, uma jovem mãe (Hebe Duarte) com um bebê de colo. No filme brasileiro, é um pré-adolescente, Duda (Vinícius Nascimento), órfão de mãe e em busca do pai, que termina seguindo viagem com o caminhoneiro João (João Miguel) até São Paulo.
Mas as semelhanças acabam por aí. O road movie portenho é bem melhor que o brasileiro e não é difícil descobrir o porquê. "Las Acácias" emociona sem ser piegas, tem um roteiro enxutíssimo (não perde tempo com flashbacks autoexplicativos), conta com atores afiados e o melhor de tudo, não cai na armadilha do clichê.
Já o filme de Breno Silveira derrapa feio ao abusar do melodrama e peca por querer, a todo custo, explicar ao espectador, o passado misterioso de João. Esses excessos prejudicam a fluência da história e as interpretações de João e Vinícius oscilam entre momentos de brilhantismo (de ambas as partes) com outros puramente burocráticos (do segundo).
Dira Paes, com um papel pequeno, mais bastante significativo à trama, ilumina a tela e faz com que, esqueçamos, momentaneamente, da enxurrada de canções do Rei que inunda a trilha. Outro incômodo: a narrativa sendo alinhavada com as frases "feitas" dos caminhões, não me pareceu um recurso oportuno. Ainda assim, se o diretor brasileiro queria emoção fácil, sem nenhum refinamento, parece que conseguiu alcançar o objetivo com esse filme.
Quem não ficou "à beira do caminho" foi Pablo Giordelli. A história de "Las Acácias" rende grandes emoções a cada fotograma e foge do psicologismo barato. Em matéria de roteiro, o cinema argentino está anos-luz do brasileiro.
Duvida ? Assista "Las Acácias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário