sexta-feira, 11 de março de 2011

Maratona Cinematográfica (Parte Final)



Vou tentar, resumidamente, falar dos cinco filmes restantes da maratona cinematográfica que participei nos seis dias de estada em São Paulo. Não vou entrar em detalhes sobre "Trabalho Interno", documentário vencedor do Oscar deste ano na categoria, e nem sobre  "A Árvore" porque de fato, nada me acrescentaram. Aliás, o primeiro, confesso que me 'encheu o saco', com seu economês exagerado e um estilo narrativo por demais burocrático. Por pouco, não deixo a sala de cinema no meio da projeção.

Já "A Árvore", dirigido por Julie Bertucelli, eu confesso que esperava mais desse filme dito 'sensível', no que tange à abordagem do luto, mas à medida que o tempo passa, a impressão que se tem é que "já vi coisa muito melhor sobre este assunto". Não basta a ótima atuação da pequena Morgana Davies, fazendo o papel de Simone, única filha do casal Peter e Dawn O' Neil e a exploração visual da paisagem bucólica do interior australiano, para segurar o longa. Daí porque o The End torna-se por demais frustrante.

Falemos de filmes mais interessantes. E para encabeçar a lista dos três restantes, inicio pelo clássico "Violência e Paixão", penúltimo filme de Luchino Visconti, que está em exibição no Cinesesc. O filme de 1974, estrelado por Burt Lancaster, Helmut Berger e Silvana Mangano é uma reflexão sobre o choque de gerações, de classes sociais e do que representa de fato a instituição "família". 

É interessante lembrar que o diretor já estava com sua saúde debilitada (vindo a falecer dois anos depois) quando da ocasião dessa filmagem, mas nem por isso, deixou de realizar uma obra de relevância e de grande teor autobiográfico, ao contar a história de um professor aposentado (Burt Lancaster), que vê sua  tranquilidade domiciliar ser ameaçada, com a instalção de novos inquilinos no andar superior de seu apartamento.  

Um verdadeiro êxtase assistir a esse clássico em cópia restaurada (sem nenhum risquinho, sequer) e numa sala confortabilíssima como a do Cinesesc, na Rua Augusta (quando o SESC daqui irá nos oferecer tamanho deleite ?).

Passando agora, para outro espaço que não merece desaparecer do mapa- o Belas Artes- fui assistir ao tão elogiado "Inverno da Alma" de Debra Granik e se fosse para traduzir em uma frase, a sensação que tive ao acender das luzes, no término da sessão eu diria "Nossa, que porrada!!!

O filme independente merecia mais destaque no Oscar, apesar de ter ganho visibilidade, não só com a indicação de Jennifer Lawrence como Melhor Atriz, no papel da adolescente Ree Dolly, como também com a de Melhor Filme. O fato é que a produção de baixíssimo orçamento, toma  uma dimensão tal, ao retratar  o drama de Ree, passado nas montanhas gélidas de Ozarks, Missouri, sul dos Estados Unidos.

Numa jornada sem precedentes, a garota que vive à beira da miséria com a mãe e dois irmãos mais novos, terá que encontrar o pai fugitivo, para não perder o direito de sua propriedade.  O problema é que para onde olha à sua volta, a garota só encontra hostilidade por parte dos que podem desvendar  o mistério do paradeiro de seu pai.

A trajetória não será nada fácil para a garota e  nem para o espectador , que mergulha no clima de solidão que o filme impõe a cada fotograma. Vamos torcer para que o Cine Cult traga essa pequena jóia à nossa cidade.

Outro filme que merece uma conferida (parece que por aqui, agora, só em DVD) é "127 Horas" de Danny Boyle. James Franco que foi indicado ao Oscar deste ano, na categoria Melhor Ator, realmente encarna de forma competente o alpinista Aron Ralston, que ao decidir realizar uma exploração no Cannyonlands, sem avisar a ninguém, se dá mal.

Literalmente, uma pedra aparece no caminho de Aron, e com parte de seu braço esmagado, ele terá que buscar no autocontrole, a saída para sua sobrevivência. Aliás, são nas cenas bem editadas - que mesclam a realidade da 'prisão' no Canyon e o imaginário publicitário no cérebro de Aron- que Danny Boyle se utiliza para dar dinamismo ao longa.

Os 100 minutos passam rápido, perto dos cinco dias em que o rapaz ficou preso numa fenda, mesmo assim, o espectador torce logo para que aquele sofrimento todo acabe e o momento de triunfo do alpinista seja compartilhado. Aron, aliás, virou uma celebridade após o acidente e não deixando de lado seu espírito aventureiro, continua fazendo das suas, agora munido de um braço mecânico. 

Legenda da Foto: Quando os sergipanos terão a oportunidade de conferir, nos cinemas locais, o talento de Jennifer Lawrence ?

6 comentários:

Rui disse...

Suyene, então o Belas Artes continua funcionando? Li várias matérias sobre o fechamento em janeiro.
Infelizmente nossos cinemas precisam ficam congestionados com Bruna Surfistinha e Esposa de mentirinha e não podemos ver filmes de qualidade.
"Violência e Paixão" é excelente. Pena que só vi em VHS, nunca encontrei nem em DVD. Abraço!

Bangalô Cult disse...

Oi, Rui, td bem ? Sim, o Belas artes ainda está funcionando. ainda rola o impasse entre o proprietário do prédio, o cara responsável pelo cinema e a prefeitura, que tem a intenção de tombar o prédio.
Enquanto isso, os cinéfilos aproveitam para se despedirem...

Laryssa Viana disse...

Oi Suyene tudo bem? Já tinha assistido ‘Inverno da Alma’, e que filme! Gostei bastante! Realmente merecia mais destaque no Oscar deste ano. A atuação da Jennifer é espantosa (por onde ela andava?), e o ator (não lembro o nome) que faz o tio dela também está excelente. Também já conferi ‘127 Horas’ e gostei bastante. Acho que foi o primeiro filme em que James Franco protagoniza que gosto. Nunca fui muito fã do trabalho dele, mas confesso que neste ele está realmente muito bem. Acho que ambos os filmes mereciam mais destaque. Suyene, chegou a dar tempo de conferir ‘Deixe-Me Entrar’ ou o ‘Deixe Ela Entrar’? Estou aguardando sua crítica :) E queria falar que comprei os dois filmes que me indicou :) Obrigada.

Abraços Laryssa

Bangalô Cult disse...

Oi, Larissa, tudo bem?
Legal saber que vc gostou também de "127 Horas", porque acredito que será um daqueles filmes que as pessoas conhecerão já em formato DVD/Blu-Ray. Uma pena...
A propósito, quais os filmes que você comprou?
Não vi ainda os filmes do jovens "vampiros", quando assistir comento aqui no bangalô.
Agora, não deixe de conferir "Rango". A animação tem grandes chances de concorrer ao oscar do ano que vem. É execelente!!!
Acho que irá concorrer com "Rio" e "Carros 2".
Aguardemos...

Laryssa Viana disse...

Oi Suyene :) Os filmes que eu comprei são 'Guardiões da Noite' e 'Guardiões do Dia'. Que mancada '127 Horas' chegar só em DVD, eu realmente gostei do filme. Eu vou sim assistir 'Rango', estava ansiosa para assistir, também acho que será um concorrente no próximo Oscar e contra esses mesmo que você comentou. Suyene, a propósito assisti alguns filmes de Sir Hitchcock. Já conferi 'Pássaros’, 'Psicose' e 'Um Corpo que Cai', e amei os filmes, Hitchcock é inacreditável, você teria mais alguns filmes dele para indicar? Eu agradeceria.

Abraços Laryssa

Bangalô Cult disse...

Quando eu falei das pessoas conhecerem "127 Horas" já em formato DVD/Blu-Ray, estava me referindo aos sergipanos que não tiveram a oportunidade de assisti-lo em cinemas fora daqui. Não acredito que a essa altura, o filme entre em cartaz nos Cinemarks aracajuanos. Portanto...
Que bom que vc comprou os dois "Guardiões". Acho que vc vai curtir.
Quanto ao Mestre do Suspense, só suspeita para falar dele. Sou muito fã de Hitchcock, tendo alguns livros sobre a vida e obra do diretor inglês, bem como todos os filmes que já foram lançados em DVD (a exceção é "Estalagem Maldita").
Bom, além desses três que vc conferiu, indico "A Sombra de Uma Dúvida", "O Homem Que Sabia Demais" (a versão de 1956), "O Homem Errado", "Festim Diabólico" e "Pacto Sinistro".
São filmes bem distintos, mas todos têm a marca Hitchcock inconfundível.
Abçs