sexta-feira, 26 de outubro de 2018

"A Rota Selvagem": Dura Batalha do Amadurecimento



Charlie Plummer assume o protagonismo de "A Rota Selvagem"



Abandonado ainda pequeno pela mãe, Charley Thompson (Charlie Plummer) é um garoto de 15 anos que mora com o pai solteiro, Ray (Travis Fimmel), em Portland, e sonha em reencontrar a tia, que não vê há tempos. Submetido a constantes mudanças de endereço, por conta da instabilidade do pai, Charley resolve mudar esse cenário e começa a trabalhar como tratador de cavalos.

Quem o emprega é Del (Steve Buscemi), o proprietário de alguns animais, que só correm pequenas distâncias e são exigidos pelo dono, na tentativa de multiplicar os prêmios em dinheiro. Um desses cavalos é Lean on Pete, um "quarto de milha" de cinco anos, por quem Charley se afeiçoa. A vida do garoto parece, agora, entrar nos eixos, mas uma série de acontecimentos fará com que ele inicie uma jornada solitária, para alcançar seu objetivo, onde o amadurecimento será inevitável.

Você já deve ter visto filmes com resumos parecidos, antes, mas "A Rota Selvagem" diferencia-se pela forma com que o diretor e roteirista Andrew Haigh conduz a narrativa. Acostumado a trabalhar com dramas intimistas, a exemplo de "Weekend" (2011), "45 Anos" (2015), Haigh não descarta seu trunfo, delineando com a delicadeza de sempre, os momentos de total desamparo dos protagonistas de suas tramas bem urdidas. 

Agora, porém, ele deixa o ambiente claustrofóbico das residências (utilizado nos filmes anteriores) e desloca o espaço de ação do personagem adolescente (também muda a faixa etária) para regiões desérticas dos Estados Unidos. Contudo, o menino franzino, em sua pequenez, diante  das paisagens gigantescas e desoladoras, não se entrega. Desamparado num momento, altivo, no seguinte, é assim que Charley mostra--se empenhado em chegar ao seu destino. 

Há que se destacar as performances de Charlie Plummer (iluminado) e Steve Buscemi, bem como a fotografia exuberante de Magnus Nordenhof Jonck e a direção de Andrew Haigh ao conduzir essa corajosa batalha do amadurecimento. 

Nenhum comentário: