quarta-feira, 10 de outubro de 2018

42a Mostra Internacional de Cinema de SP divulga a lista de Filmes Selecionados

Daqui a uma semana será iniciada a programação da 42a Mostra Internacional de Cinema de SP, que esse ano, acontecerá de 18 a 31 de outubro, excepcionalmente, antes do Festival do Rio. Ao todo, serão exibidos 331 títulos em diversos locais, incluindo salas de cinema, espaços culturais e museus da capital paulista, numa programação dividida em seis seções: Apresentações Especiais, Mostra Brasil, Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Homenagens e Restaurações.

Desse universo, 19 títulos são pré-candidatos a uma vaga no Oscar 2019, na categoria de Filme Estrangeiro. Dentre eles, o brasileiro "O Grande Circo Místico" de Cacá Diegues; o dinamarquês "Culpa" de Gustav Möller; o japonês "Um Assunto de Família" de Hirokazu Koreeda; o turco "A Árvore dos Frutos Selvagens" de Nuri Bilge Ceylan; o romeno "Eu Não Me Importo Se Entrarmos Para a História como Bárbaros" de Radu Jude; o mexicano "Roma" de Alfonso Cuarón e o islandês "Uma Mulher em Guerra" de Benedikt Erlingsson.

Além disso, há filmes premiados em importantes festivais internacionais, que também poderão ser vistos nessa edição da Mostra. É o caso do novo filme assinado pelo francês Jean-Luc Godard, "Imagem e Palavra", que recebeu a Palma de Ouro Especial; "Infiltrado na Klan" de Spike Lee, que recebeu o Grande Prêmio do Festival de Cannes; "Guerra Fria" do polonês Pawel Pawlikowski, melhor diretor no Festival de Cannes deste ano; "3 Faces" de Jafar Panahi, que recebeu o prêmio de Melhor Roteiro e "Capernaum" de Nadine Labaki, que levou três prêmios em Cannes: do Júri, do Júri Ecumênico e de Cidadania.

A coprodução brasileira e portuguesa, "Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos" de Renée Nader Messora e João Salaviza recebeu o prêmio do Júri na Mostra Um Certo Olhar  e "Sofia" de Meryem Benm' Barek foi escolhido o filme com melhor roteiro, nessa mesma Mostra do festival francês. Há também títulos que se destacaram no Festival de Berlim e de Veneza cujas sessões devem ser disputadas pelos cinéfilos. É o caso de "Não Me Toque" de Adina Pintilie (Urso de Ouro e prêmio de Melhor Primeiro Filme), "O Rosto" de Malgorzata Szumowska (Urso de Prata) e "A Valsa de Waldheim" (Melhor Documentário), todos premiados na Berlinale e "Roma" de Alfonso Cuarón (Leão de Ouro) e "A Favorita" de Yorgos Lanthimos (Grande Prêmio do Júri e da Copa Volpi de Melhor Atriz para Olivia Colman).

Há também filmes premiados no Sundance como "O Mau Exemplo de Cameron Post" de Desirre Akhavan (Grande Prêmio do Júri de Drama), "Sobre Pais e Filhos" de Talal Derki (Grande Prêmio do Júri de Documentário), "Isto É Um Lar: Uma História de Refugiados" de Alexandra Shiva (Prêmio do Público de Melhor Documentário) e "Culpa" de Gustav Möller (Prêmio do Público de Melhor Filme Dramático) que estão garantidos na programação da 42a Mostra Internacional de São Paulo.

Para quem já está acostumado a acompanhar, intensamente, a correria do evento cinematográfico, sabe que os filmes premiados, mundo afora, são os mais procurados pelo público. Por isso, quando a grade de programação for divulgada, priorize esses títulos ao montar sua agenda. Também, prestem atenção aos filmes oriundos de países da Ásia, África e norte da Europa, pois são mais difíceis de entrar em circuito nacional posteriormente. 

A lista completa dos títulos selecionados para a 42a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pode ser conferida no link abaixo:

http://42.mostra.org/br/jornal_interno/1973-42a.-Mostra-Internacional-de-Cinema-divulga-filmes-selecionados

Nenhum comentário: