sexta-feira, 28 de setembro de 2018

"A Moça do Calendário" terá sessão com debate no Cinema Vitória


Inácio encontra a Moça do Calendário no filme de Helena Ignez 


Amanhã, às 17h45 (horário confirmado), no Cinema Vitória, o filme "A Moça do Calendário" de Helena Ignez terá sessão seguida de debate com a presença do ator André Guerreiro Lopes. O quinto longa-metragem da atriz e diretora baiana é baseado num roteiro de Rogério Sganzerla, escrito nos anos 1980. Helena Ignez adaptou-o para os dias atuais e aborda temas como a reforma agrária, luta de classes e questões de gênero.

A trama acompanha Inácio (André Guerreiro Lopes), ex-gari, dublê de dançarino e mecânico desmotivado que trabalha numa oficina de carros e sonha com a Moça do Calendário (Djin Sganzerla). Casado e sem filhos, Inácio perambula pela capital paulista, antes do trabalho, encontrando velhos amigos e discute sobre o cotidiano, sem deixar de aludir a questões urgentes. Por conta disso, geralmente, chega atrasado ao trabalho e vive na iminência de perder o emprego. 

Sua fuga da realidade faz-se através de seus sonhos com a Moça do Calendário, musa de seus desejos e fantasias. Quando a encontra, porém, ela o faz refletir sobre suas contradições, ainda que as situações tenham um toque de humor. Helena Ignez defende a criação de uma sociedade anticapitalista, na qual não existam desigualdades sociais. E nesse filme, lança mão do espírito  anárquico, para dar seu recado também de cunho feminista.

O debate será mediado por mim e contará com as presenças do ator André Guerreiro e do professor da UFS, Romero Venâncio. O Cinema Vitória localiza-se à Rua do Turista, centro de Aracaju.

Nenhum comentário: