quarta-feira, 5 de setembro de 2018

CINESESC recebe a 12a edição do INDIE FESTIVAL




"Os Indesejados da Europa" de Fabrizio Ferraro

"Um Elefante Sentado Inquieto" de Hu Bo


Criado em 2001, pela produtora cultural mineira Zeta Filmes, o INDIE FESTIVAL chegou à capital paulista em 2007. A 12a edição, em São Paulo, acontece de 12 a 19 de setembro no CINESESC. Esse ano, serão exibidos 14 filmes de 13 países diferentes, selecionados criteriosamente pela curadoria.

Na abertura do festival será exibido "Asako I & II" de Ryusuke Hamaguchi, baseado no livro da escritora japonesa Tomoka Shibasaki. Entre os destaques, estão a produção argentina "La Flor" de Mariano Llinás; a ópera rock de 230 minutos "Estação do Diabo" de Lav Díaz; "Um Elefante Sentado Inquieto" do chinês Hu Bo (que suicidou-se após a conclusão do filme); "Longa Jornada Noite Adentro" de Bi Gan e "A Viagem da Família" de Liang Ying.

Três diretoras apresentam seus primeiros longas:  Helena Wittmann traz "À Deriva", uma história de amor, amizade, onde o mar é o ator principal; Zsófia Szilágyi mostrará "Um Dia", Prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica de Cannes e a polonesa Jagoda Szelc estreia com o filme "Torre, um Dia Brilhante", um suspense premiado como Melhor Primeiro Filme no Polish Film Festival.

James Benning participa com "L. Cohen"; Alberto Serra traz "Rei Sol";  Pablo Sigg mostra "Lamaland" e Fabrizio Ferraro retrata em "Os Indesejados da Europa", uma rota de fuga através dos Pirineus que levou antifascistas, estrangeiros e judeus em fuga na França.

O INDIE Festival é uma realização conjunta da produtora Zeta Filmes e do SESC SP e conta com o apoio institucional da Fundação Japão.

Nenhum comentário: