domingo, 9 de setembro de 2018

"Onde Está Você, João Gilberto?" refaz o percurso de Marc Fischer em "Ho-ba-la-lá..."

"Onde Está Você, João Gilberto?" baseia-se nos arquivos de Marc Fischer

O cineasta, produtor e roteirista Georges Gachot utilizou o livro "Ho-ba-la-lá: À Procura de João Gilberto" (2012) do jornalista alemão, Marc Fischer, como fio condutor para seu mais novo documentário, "Onde Está Você, João Gilberto?".  Tendo conseguido materializar em imagens, boa parte do livro de Fischer- um delicioso mix de livro-reportagem, romance com toques autobiográficos-, o resultado do novo filme de Gachot é fascinante.

Marc Fischer perambulou pelo Rio de Janeiro durante um certo tempo, em 2010, em busca de um encontro com o fundador da Bossa Nova. Sua empreitada foi em vão, apesar da ajuda de sua fiel escudeira, Watson, e dos encontros que teve com amigos e antigos parceiros de João Gilberto. Seis anos depois,  o cineasta e admirador da Música Popular Brasileira tentou realizar o sonho de Fischer (e o seu também), seguindo os passos do jornalista alemão. Gachot, que já realizou os documentários "Maria Bethânia: Música é Perfume" (2005), "Nana Caymmi em Rio Sonata" (2010) e "O Samba" (2014), enveredou pelo mundo da Bossa e tudo que orbita em torno de João Gilberto, na tentativa de um encontro com o excêntrico cantor.

No íntimo, o público já sabe onde essa jornada vai dar, mas o fascínio de "Onde Está Você, João Gilberto?" está justamente na áurea de mistério criada, narrativamente, por Gachot (ele consegue isso, acreditem), no tom melancólico explorado em várias tomadas de um Rio, eventualmente, nublado e no humor que brota dos relatos de amigos sobre a excentricidade de João. O efeito é mágico, intimista e, por vezes, revelador.

Munido do diário e de um álbum de fotografias de Fischer, por ocasião de sua breve investigação na Cidade Maravilhosa, Gachot encontra-se com a maioria dos entrevistados presentes em "Ho-ba-la-lá: À Procura de João Gilberto". Um dos melhores momentos do documentário acontece em Diamantina, quando o diretor francês vai à procura de Geraldo (amigo de João Gilberto na juventude) e do famoso banheiro da casa da irmã do violonista, onde ele testava sua voz.

Se Marc Fischer não teve sucesso na sua empreitada em conhecer de perto João Gilberto- inclusive, não chegou a ver o livro publicado, pois morreu antes do lançamento-, pelo menos, Gachot foi bem sucedido, ao  adaptar "Ho-ba-la-lá: À Procura de João Gilberto" para a telona. Quanto à pergunta do título, assistam ao filme e descubram a resposta.


Nenhum comentário: