domingo, 28 de agosto de 2011

Amanhã tem show do Quaternaglia no TTB


O Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ) realiza apresentação gratuita, amanhã, às 20h, no Teatro Tobias Barreto,com o patrocínio dos Correios. Em seus 19 anos de atuação, o grupo - formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina - vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores brasileiros de diversas gerações, tais como Egberto Gismonti, Almeida Prado, Paulo Bellinati, Sérgio Molina, e Paulo Tiné. 

Sua atuação começou a despertar o interesse da crítica internacional a partir de 1998, após a obtenção do "Ensemble Prize" no "Concurso Internacional de Violão de Havana" (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos, como Guitarists of the World, Allegro Guitar Series, Chamber Music Sedona, Friends of Music e Round Top Festival Hill.

O lançamento do CD "Forrobodó" na Europa pelo selo Carmo/ECM (2000), produzido por Egberto Gismonti, foi o registro pioneiro de um repertório original de grande virtuosismo - quase integralmente dedicado ao próprio quarteto - que tem sido modelo para alguns dos principais ensembles violonísticos da atualidade. Esse trabalho de pesquisa prosseguiu no CD "Presença" (2004), que traz também a primeira gravação mundial do Quarteto n.  1 de Radamés Gnattali, e no DVD "Quaternaglia" (2006), gravado ao vivo no Auditório do Itaú Cultural, em São Paulo. 

Anteriormente, o CD "Antique" (1996), contendo transcrições de obras renascentistas e barrocas, havia sido finalista do "Prêmio Sharp" na categoria "Música Clássica" e possibilitou ao quarteto receber o "Prêmio Carlos Gomes" da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo como o "melhor grupo de câmara do ano".

Em 2007, o grupo realizou turnês de lançamento do DVD "Quaternaglia" pelo Brasil e pelos Estados Unidos, onde gravou um novo CD e estreou, ao lado do pianista norte-americano James Dick, o Quinteto para um outro tempo, de Sérgio Molina. O crítico Gil French, do American Record Guide, disse: "O Quaternaglia Guitar Quartet foi atordoantemente comunicativo em uma fabulosa versão da 'Embolada' de Villa-Lobos, em um comovedor e tranqüilo tema de Egberto Gismonti, no polirrítmico tour de force Baião de Gude, de Paulo Bellinati, e na Sonata Cravo e Canela, de Sérgio Molina. O público exigiu um encore - uma sensacional, clara, lírica e consumadora 'Fuga' da mesma Bachianas Brasileiras".

Em dezembro de 2008, Quaternaglia foi o solista convidado da Orquestra de Câmara da USP (OCAM) com a qual estreou no Brasil Gismontiana, novo concerto para quatro violões e orquestra de Leo Brouwer, sob a regência do próprio compositor em sua primeira viagem ao Brasil, e em 2010 o grupo lançou o CD "Estampas", com obras de Ginastera, Brouwer, Villa-Lobos, Torroba e Assad.

A apresentação de amanhã serve para divulgar seu novo trabalho "Estampas", lançado no ano passado.

Nenhum comentário: