terça-feira, 9 de agosto de 2011

Edital Natura Musical 2011

Faltam nove dias para o término das inscrições do Edital Nacional 2011 do Natura Musical. Os interessados têm até o próximo dia 19 para inscrever seu projeto para a captação de recursos, seja para gravação de CD, turnê de shows ou festival, até mesmo produção de livro, filme, realização de pesquisa ou ação sócio-educativa.

No Nordeste, por exemplo, o Natura Musical já selecionou o cantor e compositor Carlinhos Brown que lançou, recentemente, os CDs ‘Adobró’ e ‘Diminuto’ e está em turnê com o show Romântico Ambiente; o músico Antônio Nóbrega com o projeto ‘9 de frevereiro’; patrocinou também o I Festival Internacional da Sanfona, além dos projetos Smetak – Imprevisto, Quixabeira e Sexta de Música.

Os projetos ligados à  música têm até 19 de agosto para se inscrever no Edital Nacional 2011 do Natura Musical e solicitar recursos com o objetivo de difundir e valorizar a cultura brasileira. O valor destinado para o patrocínio aos selecionados é de R$ 1,5 milhão, um aumento de 50% se comparado ao Edital do ano passado.

A inscrição é gratuita e aberta para pessoas físicas e jurídicas. Os interessados devem acessar www.naturamusical.com.br e preencher o formulário eletrônico completo. Os projetos inscritos devem, obrigatoriamente, ter o registro no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) ou estar aptos à captação de recursos por meio da Lei Rouanet ou da Lei do Audiovisual.

O Edital Nacional do Natura Musical busca projetos de várias naturezas – desde a gravação de um disco, a realização de uma pesquisa, a produção de um livro, a realização de um show ou festival, até a produção de um filme ou ação educativa – que combinem a diversidade dos ritmos brasileiros com os conceitos sonoros universais. Outros critérios importantes para a seleção é que o projeto tenha conteúdo e formato que possam ser apreciados por quaisquer pessoas, tenham estratégias que facilitem o acesso ao público, sejam inovadores e tenham potencial de mobilização proporcionando experiências prazerosas entre as pessoas e a música brasileira.

O processo de seleção será  feito entre setembro e novembro deste ano. Todos os projetos inscritos serão avaliados quanto ao conteúdo e o cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos no regulamento do Edital. As propostas válidas serão analisadas por uma Comissão Técnica independente, formada por especialistas da área musical e cultural, que recomendará à Natura os projetos mais alinhados aos conceitos e critérios do Edital. A escolha final dos projetos será feita por uma Comissão Estratégica da Natura e a divulgação dos selecionados está prevista para dezembro de 2011.

Nenhum comentário: