domingo, 21 de agosto de 2011

Tiê no TTB



Se tem uma coisa que o sergipano não pode reclamar, ultimamente, é da leva de shows que tem ocorrido em Aracaju. Diga-se de passagem, de bons shows com artistas da MPB, sejam eles da geração passada (Ângela Maria, Djavan, Michael Sullivan) ou da mais atual (Roberta Sá, Zeca Baleiro, Vanessa da Mata).

Mas confesso que não esperava para tão logo (até que demorou um tantinho), a apresentação de Tiê no Teatro Tobias Barreto. No myspace da cantora, o tão aguardado show está marcado para acontecer no dia 07 de setembro. Acredito que por ser a primeira vez que a paulista cantará em solo aracajuano, o repertório deverá contemplar os dois CDs, até então lançados - "Sweet Jardim" (2009) e "A Coruja e o Coração" (2011).

Prefiro mil vezes o primeiro, ao segundo. Tiê mudou um pouco seu estilo minimalista, fortemente explorado em "Sweet Jardim". No dèbut , não deu espaço para meias palavras, firulas...a cantora e compositora foi direto ao ponto: falando de perdas, desilusões, mas sem perder o tom da docilidade. Não soou piegas. Irresistível ouvir sem parar "Dois", "Passarinho", "Chá Verde" e Sweet Jardim".

Já "A Coruja e o Coração", mesmo contando novamente com a direção musical de Plínio Profeta, apresenta uma Tiê mais "solar" (a própria concepção gráfica do disco já denota o astral diferente da artista). São outros tempos, com a cantora dividindo mais a autoria das canções com amigos (caso de Thiago Pethit, Ka e João Cavalcanti)  além de regravar "Só Sei Dançar com Você" de Tulipa Ruiz e imprimir uma versão flamenca a "Você Não Vale Nada" de Dorgival Dantas, hit da banda sergipana Calcinha Preta.

O disco está mais comercial, um tanto sincopado, ainda que "Piscar o Olho", "Perto e Distante" e "Mapa-Múndi" atestem a marca inconfundível da cantora/compositora: o som tranquilo e confortável aos ouvidos. O piano, os violões, a voz suave, tudo está lá, mas o modo como esses elementos são sintonizados, gera uma frequência dissonante.

De qualquer modo, o show que acontecerá no feriado da Independência do Brasil, é uma excelente oportunidade para conferir mais um nome dessa novíssima geração, representada por nomes como Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit e Nina Becker.

Legenda das Fotos: Capas dos discos "A Coruja e o Coração" e "Sweet Jardim" da cantora Tiê

Nenhum comentário: