domingo, 7 de agosto de 2011

Oi lança edital 2012 do Programa de Patrocínios

A Oi lançou na sexta-feira, o edital 2012 do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. A abertura do edital, realizada  no Oi Futuro no Flamengo, no Rio de Janeiro, foi marcada pelo anúncio de novidades no programa. Uma delas é a antecipação do lançamento da edição do próximo ano que foi anunciada pela companhia. As inscrições para o processo de seleção do programa já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 5 de setembro por meio do site www.oifuturo.org.br.


Outra novidade adotada nessa edição do edital refere-se ao processo de seleção dos projetos. Pela primeira vez, as propostas serão avaliadas por uma banca examinadora externa composta exclusivamente por especialistas indicados pela imprensa. “Para ampliar a transparência da seleção dos projetos, que abrangem diversas áreas culturais de diferentes regiões e são analisados sob distintos aspectos, decidimos contar com a avaliação de uma banca examinadora composta por especialistas indicados por editores de cultura dos principais veículos do país. Dessa forma, conseguiremos aprimorar o processo e ter uma visão regional desses especialistas que estão diretamente conectados às manifestações culturais locais”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.


O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados tem como objetivo estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. O programa destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura de todo o país. O Maranhão é o mais novo estado a adotar, por meio do Governo Estadual, a Lei de Incentivo à Cultura, o que permitirá que projetos da região também possam participar do edital. 

Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro será responsável pela gestão do programa. As propostas serão avaliadas por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais (Artes Visuais, Cultura Popular, Cinema, Dança, Espaços Culturais, Música, Patrimônio Cultural, Publicação e Documentação, Teatro e Tecnologia e Novas Mídias) e o resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida. Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: