segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Coletiva com o Júri Oficial da Mostra




Na manhã do último sábado, aconteceu no Arteplex 4, no Shopping Frei Caneca, a coletiva com o júri oficial da 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Os jurados foram apresentados pelos organizadores do evento Leon Cakoff e Renata de Almeida e cada um falou de suas expectativas quanto aos filmes listados para concorrer ao Troféu Bandeira Paulista 2009.

O diretor turco Ali Özgentürk chamou a atenção para a peculiaridade da escolha de melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que depende do voto popular. "Já participei de vários festivais mundo afora, mas a Mostra de São Paulo traz essa característica especial que é o júri escolher o melhor filme dentre os mais bem votados pelo público".

Suzana Amaral, diretora de "A Hora da Estrela" (1985) e "Uma Vida em Segredo" (2000) também compõe o júri e disse que essa experiência de intercambiar ideias com diretores de nacionalidades e universos tão distintos, com certeza irá enriquecer sua carreira profissional. Seu filme "Hotel Atlântico" com Júlio Andrade, Mariana Ximenes, João Miguel e Gero Camilo faz parte da programação do evento.

Completam o júri o crítico francês Jean-Michel Frodon, o cineasta chileno Marco Bechis e o sérvio Goran Paskaljevic, que participa da Mostra com o filme "Luas- de -Mel".

O quinteto terá a difícil missão de escolher entre os filmes, a seguir, o melhor da Mostra 2009. São eles:
"A Família Wolberg" de Axelle Ropert, "Bollywood Dream- O Sonho Bollywoodiano" de Beatriz Seigner, "Cúmplices" de Frédéric Mermoud, "Dor-Fantasma" de Mathias Emcke, "Mau Dia Para Pescar" de Álvaro Brachner, "Metropia" de Tarik Saleh, "O Aniversário" de Marco Filiberti, "Os Dispensáveis" de Andreas Arnstedt, "Querido Lemon Lima" de Suzi Yoonessi, "Um Homem Qualquer" de Caio Vecchio, "Voluntária Sexual" de Kyong-Duk Cho e "Zero" de Pawel Borowski.

Na categoria documentário concorrem "Almas Alemãos- A Vida na Colônia Dignidad" de Martin Farkas e Matthias Zuber, Kimjongilia" de N. C. Heikin, "O Abraço Corporativo" de Ricardo Kauffman, "O Inferno de Clouzot" de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea e "Tom Zé- Astronauta Libertado" de Ígo Iglesias González.

Texto e Foto: Suyene Correia

Legenda da Foto : Júri Oficial da 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Nenhum comentário: