segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Matisse, "Luas-de-Mel" e Avenida Q...



No sábado, meu segundo dia na 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, assisti apenas dois filmes: "Luas-de-Mel" de Goran Paskaljevic e "A Sereia e o Mergulhador" de Mercedes Moncada Rodríguez. Isso porque decidi ver a exposição "Matisse Hoje" na Pinacoteca e o espetáculo "Avenida Q", no teatro Procópio Ferreira. Ambos, imperdíveis!!! Mas não vou traçar detalhes sobres estes dois, por agora. Vou me deter nos filmes sérvio e na co-produção México/Espanha que assisti durante a tarde.

Eu, particularmentre, gostei muito do primeiro, "Luas-de-Mel". No filme de Paskaljevic, vemos como o preconceito para com determinadas etnias (albaneses e sérvios, no filme em questão) ainda é gritante nos países da União Européia. E essa problemática é exposta através dos dramas de dois jovens casais que parte de seus países buscando uma vida melhor.
Melinda e Nik partem da Albânia num barco com destino à Itália. Já Vera e Marko deixam a Sérvia e embarcam de trem rumo à Áustria, em uma viagem que cruza a Hungria. Eles enfrentarão a discriminação de países da chamada "Terra Prometida", a Europa, mas antes terão que enfrentar o preconceito étnico dentro da própria família e comunidade onde vivem.

Já em "A Sereia e o Mergulhador", confesso que quase saio no início da projeção, ao me deparar com a cena de pesca e posterior comercialização das tartarugas na costa da Nicarágua. Os pescadores têm seu jeito meio "sádico" de matar estes animais, mas o filme não se reduz a isso. Graças a Deus.
Mostra de forma crua e realista- numa espécie de docdrama- a vida dos Miskitos, povo indígena que vive no litoral da Nicarágua. Partindo de uma lenda que diz que uma pessoa que morre no mar foi tocada por uma sereia e sua alma toma a forma de uma tartaruga, acompanhamos a estória de Sinbad, um menino que quando crescer vai virar pescador de lagostas.

E esse é o pano de fundo da cineasta Mercedes Rodríguez, que participou da 27a Mostra, com o filme "La Pasión de María Elena" para desvendar ao espectador as condições de vida das pessoas que tiram seus sustento do mar nessa região do Caribe. Qualquer semelhança com os pescadores das regiões mais pobres do Nordeste, não é mera coincidência.

Texto: Suyene Correia


Legenda da Foto 1: Vera e Marko durante a cerimônia de casamento da prima da moça

Legenda da Foto 2: Diretor de "Luas-de- Mel" faz parte do Júri Oficial da Mostra deste ano

Nenhum comentário: