sábado, 7 de novembro de 2009

Lágrimas e Chuva no Encerramento da 33a Mostra Internacional de Cinema de SP

Ainda estou cansada da maratona que foi cobrir os últimos sete dias da 33a edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, organizada pelo Leon Cakoff e  Renata de Almeida. Mas valeu a pena!!!
Sempre vale a pena conferir de perto um evento dessa magnitude e ter a oportunidade de  trocar ideias com jornalistas gabaritados como Luiz Carlos Merten, Maria do Rosário Caetano, Neuza Barbosa, Sérgio Alpendre, Elaine Guerini, entre outros.

Sem contar, a chance de ver na telona filmes que dificilmente chegarão por aqui. Para se ter uma ideia, o vencedor do ano passado (que foi o meu favorito), "O Estranho em Mim" de Emily Atef até hoje não foi lançado no Brasil.

Na última quinta-feira, na Cinemateca (quem diria que aquele prédio pomposo, no passado foi um matadouro...) aconteceu a cerimônia de encerramento do evento, tendo como mestres de cerimônia, Serginho Groisman e Marina Person. O público que compareceu à festa, só pode , no entanto, saber os nomes dos vencedores, quase 60 minutos depois do horário previsto.

Atraso que custou caro aos realizadores, por conta da garoa que insistiu em cair durante alguns minutos sobre as cabeças dos convidados (o evento foi ao ar livre, ainda que a produção tenha se precavido com capas de chuva, distribuídas rapidamente aos presentes).

Em meio às gotas d'água caídas do céu, juntaram-se as lágrimas de alguns vencedores bastante emocionados, como foi o caso do diretor Andreas Arnstedt, que vibrou muito com os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator para seu filme "Os Dispensáveis". Também bastante feliz, estava o sul-coreano Cho Kyeong-Duk que ficou com o prêmio de Melhor Filme do Júri, pelo polêmico "Voluntária Sexual". Infelizmente, não assisti a nenhum desses. Vou ficar aguardando para ver se no Cine Cult, terei a oportunidade de ver.

Depois da cerimônia, foi exibido o filme "Lebanon" de Samuel Maoz. Confesso que estava louca para assisti-lo, mas devido ao cansaço e ao fato de no dia seguinte eu embarcar para Aracaju, desisti. Conversando com a jornalista Neuza Barbosa (cineweb) um dia antes, ela me falou que o filme- que venceu o Leão de Veneza- recentemente, é excelente. Para mim, que adorou "Valsa Com Bashir", acho que vai ser um prato cheio. Mas agora, só me resta esperar assistir em DVD ou no cinemão, quem sabe.

O filme por questões alfandegárias demorou a chegar na Mostra e só, agora, na repescagem poderá ser conferido pelos cinéfilos. Confira abaixo a relação dos vencedores:

PRÊMIOS DO JÚRI - FICÇÃO

Melhor Filme: VOLUNTÁRIA SEXUAL (Coréia do Sul), de Cho Kyeong-Duk
Melhor Diretor: Andreas Arnstedt, por OS DISPENSÁVEIS (Alemanha)
Melhor Ator: Andrè Hennicke, de OS DISPENSÁVEIS (Alemanha)


PRÊMIOS DO JÚRI - DOCUMENTÁRIO

Melhor Filme: O INFERNO DE CLOUZOT (França), de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea
Menção Honrosa: O ABRAÇO CORPORATIVO (Brasil), de Ricardo Kauffman


PRÊMIOS DA CRÍTICA

Melhor Longa-Metragem Estrangeiro: NINGUÉM SABE DOS GATOS PERSAS (Irã), de Bahman Ghobadi
Melhor Longa-Metragem Brasileiro: O SOL DO MEIO-DIA, de Eliane Caffé


PRÊMIOS DO PÚBLICO

Melhor Longa-Metragem Brasileiro: CARMO, de Murilo Pasta
Melhor Longa-Metragem Estrangeiro: ABRAÇOS PARTIDOS (Espanha), de Pedro Almodóvar e O ÚLTIMO DANÇARINO DE MAO (Austrália), de Bruce Beresford
Melhor Documentário em Longa-Metragem Brasileiro: DZI CROQUETTES, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Melhor Documentário em Longa-Metragem Estrangeiro: TOM ZÉ – ASTRONAUTA LIBERADO (Espanha), de Ígor Iglesias Gonzáles
Prêmio da Juventude: SAÍDA A NADO (Suécia), de Måns Herngren


PRÊMIOS ITAMARATY

Melhor Longa-Metragem de Ficção: ANTES QUE O MUNDO ACABE, de Ana Luiza Azevedo
(também recebeu os Prêmios Quanta e Teleimage)

Melhor Documentário em Longa-Metragem: DZI CROQUETTES, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
(também recebeu os Prêmios Quanta e Teleimage)

Melhor Curta-Metragem: INSONE, de Marília Scharlach e Marina Magalhães
(também recebeu o Prêmio Teleimage)

Prêmio Especial - Homenagem pelo Conjunto da Obra: Paulo César Saraceni


PRÊMIO AQUISIÇÃO CANAL BRASIL

Melhor Curta-Metragem: O PRÍNCIPE ENCANTADO, de Sérgio Machado e Fátima Toledo

Nenhum comentário: