segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Esmir e Ismael: Os Novos Irmãos Coen ?




Não, eles não são irmãos de verdade e nem fazem filmes ao estilo dos Coen. São amigos recentes e após assinarem juntos o roteiro de "Os Famosos e os Duendes da Morte"- filme vencedor do Troféu Redentor, no último Fest Rio- já estão trabalhando num novo projeto.
Pela interação dos dois ao conversarem comigo e pela simbiose entre ambos foi que os chamei de "Irmãos Coen". O diretor paulistano Esmir Filho, 27 anos e o escritor gaúcho Ismael Caneppele, 30, parecem ter um belo futuro pela frente. Pela energia que ambos demonstram ter quando envolvidos num trabalho e pelo resultado desse primeiro longa do Esmir -que será lançado nacionalmente em março de 2010, pela Warner- já dá para imaginar o que não vem por aí.

Mas enquanto isso, os dois mergulham de cabeça no lançamento de "Os Famosos e os Duendes da Morte" em festivais de cinema pelo país. Foi assim no Rio, depois em BH e, recentemente, na 33a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Lá, além do filme ter sido exibido algumas vezes, com grande procura de público, houve lançamento do livro homônimo de Caneppele (em versão "pirata") após as sessões. Saindo pela Editora Fina Flor, comandada pelas irmãs Cristiane Lisbôa e Nanda Tavares, o livro possui formato artesanal e é personalizado (em cada um, o escritor deixa uma mensagem diferente manuscrita para o leitor). Até agora, mais de 300 títulos foram comercializados a R$ 30.

Segundo Ismael, autor de "Música Para Quando as Luzes se Apagam", para chegar ao formato final, o livro foi modificado 17 vezes. Um desses esboços foi mostrado ao diretor Esmir Filho, que aprovou e decidiu filmar. Meio autobiográfico, o livro segue os escritos virtuais de um adolescente do interior do Rio Grande do Sul (Ismael é natural de Lajeado) que se comunica com o mundo através da internet.

Cheio de sonhos e perspectivas, ele se vê sufocado pelo isolamento em que vive, tendo como meio de fuga a relação que mantém com outros internautas através de um blog. Fã de Bob Dylan e com dificuldades de diálogo com a mãe,  o garoto de 16 anos, que usa o nickname de Mr. Tambourine Man (interpretado pelo estreante Henrique Larré) vê sua vida alterada com o retorno de um antigo morador da cidade, vivido pelo próprio Caneppele e com a morte da garota com quem mantinha contato virtual.

Para Ismael, é pelo novo olhar sobre o Brasil que o filme propõe, que deve ter conquistado o Júri do Fest Rio 2009. "O livro é uma viagem dentro da cabeça do protagonista e isso se constata na tela também. É um filme sensível, delicado e que mostra um Brasil pouco explorado pelo cinema nacional".

"É uma história do toque, do afeto e a 'viagem' do filme é não ter respostas; ser posível fazer muitas leituras do que se está contando", disse Esmir Filho, que parece saber como ninguém trabalhar com adolescentes. Basta ver seus curtas anteriores, "Alguma Coisa Assim" e "Saliva" para constatar isso. "Eu tenho uma ligação forte com a geração de agora, daí porque essa facilidade de lidar com os adolescentes".

Para Henrique Larré, que foi descoberto pelo diretor através do seu Fotolog, a experiência foi muito gratificante, já que a arte de interpretar, sempre fez parte de seus planos. "Quando li o recado do Esmir no Fotolog, não acreditei de imediato. Pensei ser brincadeira. Mas quando descobri que não era, fiquei muito feliz e a experiência de fazer esse filme foi maravilhosa".
Tanto assim, que o "guri" já se mudou para a capital gaúcha e mora perto do colega Samuel Reginatto, que interpreta seu amigo Diego, no longa. "Mudei-me para a capital para prestar vestibular, mas ainda não sei que curso irei seguir. Independente disso, pretendo me aperfeiçoar como ator", contou Larré.

Já Samuel Reginatto possuía experiência em TV e cineama e  foi chamado por Esmir, que já tinha conferido o seu trabalho como ator. "Eu também nasci numa cidade pequena, no caso Taquara, e entendo o drama vivido pelo personagem do Henrique", disse o jovem ator de 17 anos, que está completando o ensino médio.

Além  da direção segura, "Os Famosos e os Duendes da Morte" também tem mérito pela trilha sonora  assinada por Nelo Johan (vão atrás das músicas desse cara) e fotografia de Mauro Pinheiro Jr.). Uma viagem sem fronteiras num mundo real e virtual ao mesmo tempo que tomara, aporte por aqui.

Texto e fotos: Suyene Correia

Legenda da Foto 1: Esmir Filho e Ismael Caneppele em frente ao cartaz do filme que assinam o roteiro

Legenda da Foto 2: Caneppele em sessão de autógrafos do seu livro "Os Famosos e os Duendes da Morte"

Legenda da Foto 3: Henrique Larré e Samuel Reginatto tornaram-se amigos após as filmagens


 

Nenhum comentário: