terça-feira, 17 de novembro de 2009

Walker Evans: O Escritor de Imagens




Fechando o balanço de exposições que conferi em São Paulo no início deste mês, há de se comentar sobre a fotográfica de Walker Evans, em cartaz no MASP, até 10 de janeiro de 2010. Primeira retrospectiva do artista no Brasil, a mostra  traz 121 trabalhos do fotógrafo que registrou a Depressão Americana, como ninguém.

Pouco conhecia sobre o trabalho do fotógrafo, nascido no Missouri, em 1903, que por frustração com a literatura, envereda pela fotografia no final dos anos 20. Mas confesso que fiquei impactada com a força das imagens captadas por ele, sobretudo nas décadas de 30 e 40.

Depois de uma breve passagem em Paris (1926-1927), Evans retona aos Estados Unidos, mas precisamente para Nova York, onde se instala no Brooklyn e começa a registrar o cotidiano urbano e a arquitetura da cidade. Ao contrário da maioria dos colegas de profissão, ele preferia trabalhar com câmera de grande formato e isso lhe concede um status diferenciado, sobretudo quando fotografava tipos de uma sociedade à beira do caos (no caso da Depressão).

Walker Evans se notabilizou, inclusive, por conta do trabalho que prestou ao governo americano, na Era Roosevelt. Ele foi contratado para registrar imagens da Depressão no sul do país, entre 1935 e 1936. Os trabalhos expostos no MASP, em sua maioria, são dessa época, mas é possível ver também alguns dos seus primeiros trabalhos em 1920;  registros de Havana, quando a visitou em 1933 e as últimas fotos tiradas com uma Polaroid SX-70, dois anos antes de sua morte, em 1975.

Texto: Suyene Correia

Fotos: Walker Evans

Legenda da Foto 1: Foto tirada em 1935, em West Virginia

Legenda da Foto 2: Foto tirada em Havana, em 1933

 

Nenhum comentário: