segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Batalha de Um Homem Só

Hoje, à tarde, fui à Academia Sergipana de Letras (ASL) assistir à palestra do "Homem -Livro". Que felicidade!!! Ver aqueles acadêmicos todos, intelectuais, reverenciando outro intelectual, mas que nunca passou perto de uma escola e nem sabe, ao menos, escrever.

Sim, O Homem-Livro bem que poderia ter inspirado Bernhard Schilnk- autor de "O Leitor"- somente que sob um outro prisma. Ler, ele sabe de sobra e por conta de uma memória privilegiadíssima, citou Tobias Barreto, Fernando Pessoa, Machado de Assis, entre outros, mas falou mesmo foi de sua paixão pelos livros, de como o ser humano precisa ler para sobreviver, dos seus projetos sociais na Vila da Penha, onde mora e comanda uma biblioteca comunitária.

Emocionou-se ao lembrar da mãe, que saiu de Aquidabã com os filhos a tiracolo e foi morar no Rio de Janeiro, batalhando para sustentá-los. Até seis meses atrás, quando ainda estava viva, ela é que "patrocinava" a Associação Centro Cultural e Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes. Agora, o ex-pedreiro Evando dos Santos depende de doações e da boa vontade do mundo.

Aliás, do mundo ele lembrou que os países mais pobres, mais atrasados, são aqueles que têm a leitura como supéfluo e o poder público faz "vista grossa" no que tange ao reaparelhamento das bibliotecas, aquisições de novos livros, contratação de pessoal capacitado. Para Evando, o livro é um alimento, é força, é vida. O livro é essencial na vida de todos, mas....só na cabeça de poucos esse lema tem valor.

Bom, mas depois da proposta feita pelo imortal Luiz Antônio Barreto ao presidente da ASL, Anderson do Nascimento, de que fosse concedida ao Homem-Livro a Medalha do Mérito Cultural Sílvio Romero, quem se emocionou fui eu.

O próprio Evando agradeceu a todos que o ajudaram nessa empreitada (do fazer o Arrastão Literário, das visitas a algumas bibliotecas do interior do Estado), como os "imortais" Gizelda Morais, Domingos Pascoal; a escritora Jeane Caldas; o escritor Gustavo Aragão; a diretora da Biblioteca Epiphânio Dória, Maria Sônia Carvalho, entre outros e disse que fazia questão de me homenagear, dando o meu nome a uma das salas da Biblioteca Comunitária, situada na Vila da Penha, na capital carioca.

Reconhecimento maior do meu trabalho, nunca tive. Fiquei deveras embevecida e honrada com a lembraça. Espero poder  conhecer logo o prédio projetado por Oscar Niemeyer e que abriga a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, escritor de quem o ex-pedreiro é um nato admirador.

Obrigada Evando!!! E Volte sempre....

Texto: Suyene Correia

7 comentários:

Unknown disse...

Você merece pelo jornalismo sério, apaixonado, humano e ético que você faz. Nós é que agradecemos pela possibilidade de ler textos que ainda nos dão vontade de acreditar que é possível.Fiquei muito emocionada lendo a postagem. Com você e com Evando. Parabéns.

ALAN ADI hoje disse...

êta mulher de reponsa!
parabéns suyene e todo o seu trabalho.

Ricardo Montalvão disse...

Suy! Caramba que emoção ao chegar no final da postagem hein! Poxa minha amiga,vc merece bastante essa homenagem! És uma excelente profissional,honra muito a profissão que escolheu,trabalha e a adora. Vc é a única jornalista séria e competente no meio cultural no âmbito sergipano e como sei também és reconhecida brasil a fora nas mostras e festivais de cinema,que é uma paixão enorme tua! Dou os meus sinceros parabéns a ti,pois de verdade muito mais que merecida hein! Agradeço ao Evando pela surpresa e reconhecimento a você! Já o conhecia de nome e importância,mas não sabi que era sergipano,uma falha de minha parte,mas nada como você para me informar hein!Enfim parabéns mais uma vez viu! Beijo grande,saudades.!

Rejane Abreu disse...

Parabéns pela homenagem e pelo post. Não sou sergipana, mas apaixonei-me perdidamente por essa terra e tudo que ela representa no cenário cultural nacional. Eu sei que falta muito para que a cultura seja impregnada na vida de muita gente, mas vocês têm uma coisa que falta no povo das minhas Alagoas: valorização pela história e cultura.Mas, como boa brasileira, não desisto nunca! Parabéns mais uma vez. O seu blog é sempre fonte de informações para mim. Bjssss

E o resto é silêncio disse...

Parabéns !!!
Você merece.

Sergival disse...

Alô Suyene,
Quanta coisa boa numa tarde só!!! Parabéns...
Tudo isso que aconteceu na ASL, nada mais é que o laureamento de muita dedicação profissional e principalmente pelo amor ao que fazem, você e o Evando.
Aguardo sua vinda aqui para o Rio, onde vou fazer questão de estar presente neste momento de decerramento e comemoração.
Grande abraço,
Sergival.

Sergival disse...

ERRATA
Alô Suyene,
Em meu comentário, onde se lê "decerramento" por erro de digitação, favor corrigir para DESCERRAMENTO.
Obrigado.
Sergival.