domingo, 2 de maio de 2010

Drama delicado de Esmir Filho será exibido na Notívagos


"Os Famosos e os Duendes da Morte"- filme vencedor do Troféu Redentor, no Fest Rio 2009- de Esmir Filho será exibido na próxima Sessão Notívagos, programada para acontecer no dia 08 de maio, às 23h, no Cinemark Jardins.

O jovem cineasta de 27 anos conheceu o esboço do que viria a ser o livro "Os Famosos e os Duendes da Morte" do escritor gaúcho Ismael Caneppele e decidiu filmá-lo. Ambos assinam o roteiro desta história que aborda notadamente as relações interpessoais, perpassadno por questões como solidão, amor e amizade.

Meio autobiográfico, o livro segue os escritos virtuais de um adolescente do interior do Rio Grande do Sul  que se comunica com o mundo através da internet. Cheio de sonhos e perspectivas, ele se vê sufocado pelo isolamento em que vive, tendo como meio de fuga a relação que mantém com outros internautas através de um blog.

Fã de Bob Dylan e com dificuldades de diálogo com a mãe, o garoto de 16 anos, que usa o nickname de Mr. Tambourine Man (interpretado pelo estreante Henrique Larré) vê sua vida alterada com o retorno de um antigo morador da cidade, vivido pelo próprio Caneppele e com a morte da garota com quem mantinha contato virtual.

Para Ismael, é pelo novo olhar sobre o Brasil que o filme propõe, que deve ter conquistado o Júri do Fest Rio 2009. "O livro é uma viagem dentro da cabeça do protagonista e isso se constata na tela também. É um filme sensível, delicado e que mostra um Brasil pouco explorado pelo cinema nacional", diz o escritor, roteirista e ator.

Além da direção segura, "Os Famosos e os Duendes da Morte" também tem mérito pela trilha sonora assinada por Nelo Johan (vão atrás das músicas desse cara) e fotografia de Mauro Pinheiro Jr.). Uma viagem sem fronteiras num mundo real e virtual ao mesmo tempo que, finalmente, poderá ser visto pelo público local.

Um detalhe curioso: os vídeos da garota Tuane Eggers que aparecem no decorrer do filme foram descobertos por Esmir Filho numa ampla pesquisa feita por ele na internet. Ele gostou tanto do que viu, que convidou a garota para fazer parte do casting.

Ainda sobre a Notívagos, antes da exibição do longa, os presentes irão conferir o curta-metragem "Supermemórias" de Danilo Carvalho, com canções do líder Catatau (Cidadão Instigado). Logo após a exibição do filme de Esmir, haverá apresentação da banda sergipana Elvis Boamorte e os Boavidas e da cearense Cidadão Instigado no hall do cinema. Quem não quiser perder essa dobradinha execelente, vale a pena garantir logo o ingresso antecipádamente, na Casa da Cópia do Shopping Jardins ao preço de R$ 20 (preço único). O ingresso dá direito a três bebidas (cerveja, água ou refrigerante) durante o show musical.

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto: Julian (Ismael Caneppele) e Jingle Jangle (Tuane Eggers) em clima romântico no filme "Os Famosos..."

Nenhum comentário: