sexta-feira, 14 de maio de 2010

"Virote Coletivo" será lançado na Cultiva


Decididamente, a cena musical sergipana está dando uma guinada. De uns cinco anos para cá, bandas interessantes surgiram, alguns novos espaços abriram suas portas para deixar o rock entrar de vez, eventos ligados ao universo musical (cover ou não) se estabeleceram no calendário e um grupo de artistas, técnicos e interessados no processo do fazer musical local uniram-se para formar o Fórum Música Sergipe, que hoje, pela manhã, lançou a Campanha "Pra Tocar", em prol da música sergipana.

O caldeirão das ideias culturais está fervendo e o próximo "caldo" a ser servido para a comunidade, poderá ser provado amanhã, às 22h, no Cultiva (antiga Casa do Rock). Lá, será lançado o Virote Coletivo, um grupo que surgiu da vontade de pessoas (músicos e produtores) em movimentar por conta própria a cena musical da qual fazem parte e criar ações planejadas para fomentar um mercado autoral, independente e auto-sustentável.

Mas o Virote Coletivo não é um ‘exército de um homem só’. Ele é um só em Sergipe, mas no Brasil (e até na America Latina) eles fazem parte de um grupo de mais de 50 coletivos espalhados por todos os países e organizados e conectados de forma que todos se auto-ajudem na cadeia produtiva.

Divulgação, circulação, comunicação e distribuição formam a base para este trabalho que é o mais novo formato de desenvolvimento produtivo da música independente do país. Com o lema “artista igual a pedreiro”, a rede Fora do Eixo já é uma cadeia solidificada e eficaz quando o assunto é produção cultural.

Inclusive, o Virote Coletivo faz parte do Circuito Fora do Eixo. Existente desde dezembro do ano passado, com o nome de Rede Música Sergipe, o coletivo deu uma pausa e retoma agora suas atividades como força total e de nome novo.

O lançamento oficial acontece amanhã, na Cultiva (Rodovia José Sarney, em frente ao Oca Bar), com a apresentação das bandas Plástico Lunar, Mamutes, Anéis de Vento, The Baggios e a Nautilus. Ingressos ao preço de R$ 10.

Texto: Suyene Correia

Foto: divulgação

Legenda da Foto: Banda Nautilus que será uma das atrações do lançamento do Virote Coletivo

Nenhum comentário: