sábado, 29 de maio de 2010

Hotel 5 Estrelas



A primeira temporada brasileira de "Hotel Medea- An Overnight Experience" teve sua estreia ontem, no Oi Futuro, localizado no bairro do Flamengo, na capital carioca. O espetáculo é dividido em três atos e possui seis horas de encenação, sendo iniciado às 23h45 e encerrada às 5h30. Uma verdadeira maratona dramatúrgica pela tragédia grega de Medeia, começando com o encontro e união entre Jasão e Medeia, passando pela descoberta da traição e terminando com o extermínio dos filhos.

Os especatdores assumem o desafio de passar  noite adentro sendo parte da rama, guiados pelos atores e suas personagens, transitando e atuando popr cenas, instalações, projeções e reconstruções de festejos populares. Durante toda a temporada no Oi Futuro (até o dia 19 de junho), o espetáculo percorrerá com a plateia por outros espaços além da sala de teatro e irá interagir com obras de outros artistas em cartaz, como as da fotógrafa baiana Lita Cerqueira, na exposição "A Fotografia Como Eu Sou".
A trilha sonora do espetáculo é assinada pelo sergipano Hélder Aragão- o DJ Dolores- que conviveu durante uma semana com o grupo, participando diariamente dos ensaios, capturando vozes, sons e o espírito da experiência teatral para "samplear" tudo nas composições.

Encenado pela Cia. Zecora Ura Theater e tendo como diretor, o brasileiro Jorge Lopes Ramos, "Hotel Medea" pesquisa e reapropria-se do encontro humano com as novas tecnologias de informação e relacionamento e de elementos tradicionais- dos ritos, dos orixás e dos folguedos populares trabalhados nos encontros realizados pelo grupo em Pernambuco e Maranhão. 

As escolhas partiram do desejo de explorar os dilemas modernos que permeiam o universo do mito- ou da tradição- e das tecnologias. "Hotel Medea" compartilha da ideia de que é preciso transormar esta dicotomia numa relação híbrida e atemporal. O espetáculo revisa as realações do próprio "fazer teatro" e as recria dentro das novas condições da arte, da comunicação e dos relacionamentos.

O diretor Jorge Lopes Ramos, que tinha o argumento de "Hotel Medea" na cabeça, divide a direção artística com a atriz, performer e preparadora psicofísica Persis-Jade Maravala, responsável por interpretar Medeia em cena. Nas andanças pelo Maranhão, a  dupla conheceu o diretor e aderecista Urias de Oliveira, que juntou-se ao elenco e contribuiu para a preparação do elenco.

O espetáculo acontece às sextas e sábados, das 23h45 às 5h30, no Oi Futuro (rua Dois de Dezembro, 63- Flamengo). O ingresso apenas para a parte 1 (das 23h45 às 1h30) custa R$ 15. Quem preferir assistir ao espetáculo inteiro,  terá que desembolsar R$ 30. "Hotel Medea" é falado em inglês e português.

Fotos do espetáculo: Ludovic Cognets

Nenhum comentário: