segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os Bastidores de Criação de Rodin no MASP




Um visitante do bangalô, sugeriu que eu conferisse de perto a exposição "Auguste Rodin- Homem e Gênio", no Palacete das Artes, em Salvador, e irei fazê-lo, assim que tiver oportunidade. Pelo que li na mídia, esta exposição ficará em cartaz durante dois anos no espaço soteropolitano. Muitas águas ainda irão rolar...

No entanto, proponho a quem puder e for a São Paulo até o dia 13 de dezembro, conferir a exposição "Rodin do Ateliê ao Museu" que se encontra no 1o Piso do MASP. Para quem curte fotografia, como eu, a exposição é de arrepiar. Isso porque, além de algumas esculturas do francês- destaques para "Íris, Mensageira dos Deuses"; "Balzac, Penúltimo Estudo para o Monumento"; "O Beijo" e "As Três Sombras"  (soberba!!!)- o que predomina mesmo são as fotografias encomendadas pelo escultor aos seus fotógrafos entre 1877 a 1917.

Dentre os nomes dos profissionais ou amadores que tiveram a "honra" de registrar a genialidade desse escultor em seu reduto criativo, estão o de Gaudenzio Marconi, Charles Michelez, Charles Bodmer, Victor Pannelier, Eugène Druet, Ernest Bulloz e Jean Limet.  Mas tantos outros também tiveram a oportunidade de adentrar no ateliê de Rodin e, este, a partir de um determinado momento, expunha suas esculturas juntamente com essas fotografias.

Antes reticente à fotografia- ele teria dito certa vez que "O artista é que é verdadeiro, a fotografia é mentirosa"- Auguste Rodin rendeu-se à nova arte, que servia não só para documentar seu processo de criação como também, orientar o olhar do observador para algum ponto que achava fundamental.

Nessa exposição, é possível conferir quase 200 fotografias originais, além de 22 esculturas sublimes do artista, algumas nunca  antes vista em solo brasileiro. O mais interessante nisso tudo, é que mesmo criado em 1919 (dois anos após a morte do escultor), o Musée Rodin só foi se preocupar com a rica coleção fotográfica, em termos de identificação, inventariação e documentação, a partir da década de 70.

Bom, antes tarde do que nunca. E por conta desse trabalho brilhante é que a partir de então, o Musée Rodin inciou uma série de exposições de esculturas "casadas" com as fotografias. Agora, por conta das comemorações do Ano da França no Brasil, os brasileiros poderão admirar um pouco desse  conjunto precioso de peças, exposto pela primeira vez, em Paris, em 2007.  Um pouco do processo criativo  do artista pode ser entendido através de registros das obras em diferentes estágios : da argila ao mármore, do gesso ao bronze. Imperdível!!! 

Texto: Suyene Correia

Fotos: Reproduções do catálogo "Rodin do Ateliê ao Museu"

Legenda da Foto 1: A monumental escultura "As Três Sombras" que abre a exposição no MASP

Legenda da Foto 2: Retrato de Rodin com Gorro Preto feito por Alvin Langdon Coburn

Um comentário:

Anônimo disse...

Corrigindo seu post: "uma visitante do bangalô"... Realmente a exposição de Rodin ficará 03 anos em terras baianas... Até lá muito tempo há, mas para os que tem pressa de arte é um pulo...Depois dos bastidores da criação, a pópria criação...