terça-feira, 6 de setembro de 2011

1ª Edição do UFS Cultura realiza Grande Concerto Sinfônico

A Universidade Federal de Sergipe realiza hoje, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST), com apoio da Escurial Revestimentos Cerâmicos, da ASSEDIS, do SESC e da Secretaria de Estado da Cultura, a primeira edição do UFS Cultura com o Grande Concerto Sinfônico no Teatro Tobias Barreto, a partir das 20h30.

Sob a regência do maestro Ion Bressan, o concerto contará com a apresentação do Coral da UFS, do Coral da Petrobras, do Coral da FAFEN, do Grupo Vocal Vivace, da Orquestra Sinfônica da UFS e da Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba.

A primeira edição do UFS Cultura marcará o lançamento de três projetos de extensão da UFS. Em primeiro lugar, o lançamento das atividades da Orquestra Sinfônica da UFS (OSUFS). Criada em outubro de 2008, com sede no CULTART, a OSUFS foi reestruturada em 2011 e atualmente é formada por 65 músicos entre alunos da UFS e voluntários. Os alunos da UFS recebem bolsa-estágio para se dedicarem ao estudo do instrumento, ensaios e concertos da orquestra e também para atuarem como professor-monitor no Projeto Sergipano de Orquestras Jovens.

Na mesma perspectiva, a primeira edição do UFS Cultura marcará uma nova fase ao Coral da UFS (CORUFS). Fundado em 1970, o CORUFS possui grande tradição e importância na vida cultural de Sergipe. Em 2011, foi reestruturado e atualmente é formado por 60 cantores entre alunos bolsistas e voluntários. O CORUFS, juntamente com a OSUFS, passou a ser um importante local de aperfeiçoamento e qualificação profissional dos músicos do estado.

Por fim, o UFS Cultura lançará publicamente o Projeto Sergipano de Orquestras Jovens, iniciado em 2009 com a criação da Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba, na cidade de Socorro, parceria da UFS com a iniciativa privada (Empresa ESCURIAL, ASSEDIS e SESC), que atende cerca de 200 alunos da região. O Projeto Sergipano de Orquestras Jovens é um projeto de Extensão em Música da UFS, que visa proporcionar aos jovens do Estado o ensino da música e a prática de tocar em orquestras, tendo como objetivos a inclusão social, cultural e educação através da música.

Ainda neste evento gratuito, será apresentada uma amostra da Exposição “De Olho nas Artes Visuais” no foyer do Teatro Tobias Barreto. A exposição completa terá sua abertura no dia 08 de setembro, às 20 h, no CULTART e se estenderá até o dia 01 de outubro de 2011.

Nenhum comentário: