segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sonora Brasil em Laranjeiras

O SESC com o apoio da Prefeitura Municipal de Laranjeiras realiza logo mais, às 19h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no município de Laranjeiras, mais uma edição do Projeto Sonora Brasil. Este ano quem se apresenta no palco sergipano é a Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, do Estado do Pará.

O grupo é formado pelos cantadores Zezinho Brito, rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça (cuíca grave).
 
Com a finalidade de apresentar as músicas instrumentais que acompanham a dança da Marujada em dezembro, Mestre Zito, rabequeiro oficial da Marujada de Bragança, e Júnior Soares, cantador, banjista e violonista, pesquisador da cultura amazônica, se integram ao grupo para apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão e o chorado (afro-brasileiros); a mazurca, o xote e a contradança (europeus).

Criado pelo SESC em 1998, o Sonora Brasil viaja pelo país com apresentações que priorizam o desenvolvimento histórico da música nacional e se firma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, por cumprir sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística não comercial.

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país além de incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Nenhum comentário: