quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mangabeiras X NPDOV


Fiquei impressionada com o acolhimento da sociedade para com o projeto das "Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe", patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Ontem, à noite, o auditório da Sociedade Semear foi minúsculo para comportar o público que compareceu em massa ao lançamento do CD "Canto das Mangabeiras" produzido pelas Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (ASCAMAI) e por Mary Barreto. 

Acompanhadas dos músicos que gravaram o disco em estúdio, as catadoras de mangaba se reverzaram nos vocais com Patrícia Polayne e animaram a plateia com suas cantigas de roda, sambas e outros gêneros musicais. Como tive que sair antes do encerramento, para prestigiar também o aniversário de 05 anos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), não peguei o CD que foi distribuído aos presentes. Será que alguém guardou um para mim???

Chegando ao NPDOV, fiquei surpresa com o público acanhado. Além dos jovens que trabalham na instituição e alguns repórteres de TV e funcionários da Aperipê, poucos eram os que não tinham vínculo com o Núcleo de Produção Digital ou eram ex-alunos da casa. Antes dos "comes e bebes", fizeram um breve pronunciamento, a coordenadora do NPDOV, Graziela Ferreira; o ator Orlando Vieira; o presidente da FUNCAJU, Valdoilson Leite; o secretário da ABD/SE, Thiago Hora; o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Rangel e a vereadora Rosângela Santana.

Logo em seguida, foi apresentado um teaser com trechos de filmes que contou com a atuação do sergipano Orlando Vieira e fragmentos de vídeos produzidos pelo NPDOV. Além disso, foi exibido o curta "Do Outro Lado do Rio", que em sua curta carreira, já conquistou  prêmios no Kinoforum e no Curta-SE 11, além de ter sido convidado a participar, no mês que vem, do Festival Internacional de Cinema  Signes de Nuit em Paris.

Deparei-me então, com uma situação contraditória: no momento em que o NPDOV colhe "os frutos" de meia década de trabalho, por onde já passaram vários alunos e coordenadores também, a comunidade do audiovisual parece ter se esquecido de cantar os parabéns. O NPDOV, por sua vez, não deixou de apagar as velinhas e espera que os bons filhos  à casa retornem.

Foto: NPDOV/divulgação

Legenda da Foto: O ator Orlando Vieira, que completou recentemente 80 anos de vida e dá nome ao Núcleo de Produção Digital sergipano

Nenhum comentário: