segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CD "Canto das Mangabeiras" será lançado na Semear

Quem compareceu no último sábado, ao encerramento do Curta-SE 11, que ocorreu no Cinemark Jardins, pode assistir não só ao filme da jornalista Rita Simone, “Mulheres Mangabeiras”, que foca o trabalho das catadoras de mangaba do interior sergipano, como também conferiu parte do repertório do CD “Canto das Mangabeiras”, a ser lançado nesta quarta-feira, às 19h, na Sociedade Semear (rua Vila Cristina, 148).

Algumas das 18 faixas presentes no CD compõem a trilha sonora do documentário e não foi apenas durante a projeção do vídeo, que o público pode apreciar a cantoria das catadoras de mangaba. Antes da exibição do filme, uma delas, deu uma palhinha entoando a marcha “Canto das Mangabeiras” e o samba de coco “Mangabeira”, envolvendo a plateia com total desenvoltura.

O disco, produzido por Mary Barreto e pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI), é uma das ações do projeto “Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe”, que integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. “A intenção é divulgar as músicas dessas comunidades e dar ‘voz’ às mestras que guardam a origem pura da mistura (baião, samba de coco, baião, forró e marcha”, diz Barreto.

Mary teve o cuidado de preservar a essência das canções de domínio público, na produção do disco, porém, o diferencial é que primou pelos arranjos e linha melódica. “Como estou trabalhando neste projeto das Catadoras de Mangaba, mais precisamente na cidade de Indiaroba, pincelei músicas que não conhecia e encontrei um vasto repertório. Levei algumas dessas catadoras para o estúdio, a fim de gravar essas cantigas com arranjos mais refinados”, conta Mary Barreto.

Para isso, as 13 jovens e senhoras extrativistas, que participaram da gravação do produto fonográfico, foram acompanhadas de músicos experientes, como Bruno Leonel (cavaco), Manoel Neto (violão de 7 cordas), Enéas (clarinete), Glauber (sanfona) e Betinho Caixa D’Água (percussão).

O show de lançamento do CD “Canto das Mangabeiras” contará com as catadoras e terá participação especial da cantora e compositora Patrícia Polayne, conhecida por pesquisar e valorizar em seu trabalho os ritmos da região. No total, foram 90 horas de gravação em um mês de trabalho e os mil CDs prensados serão distribuídos gratuitamente.

O projeto “Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe” atende a 1.357 famílias que vivem da cata da fruta nativa nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d`Ajuda, Japaratuba, Japoatã e Pirambu. Mais informações através do site WWW.catadorasdemangaba.com.br

Nenhum comentário: