sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Sons da Catedral" traz a violinista Gabriela Queiroz e o maestro Leonardo David



Hoje, às 19h, a Catedral Metropolitana de Aracaju será palco de uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). Trata-se de mais uma edição da série ‘Sons da Catedral’, que dessa vez acontece sob regência do maestro convidado Leonardo David e participação da violinista Gabriela Queiroz. O concerto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Arquidiocese de Aracaju.

De acordo com o maestro titular e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis, os músicos convidados fazem parte de uma jovem geração de talentos e servem de inspiração para profissionais da ORSSE. “Leonardo David dará maior orientação às nossas cordas e trará novos pontos de vista para o grupo. Já a solista Gabriela Queiroz vem crescendo com uma promissora e excelente carreira”, disse Mannis.

O repertório, composto pelas obras Abertura da ópera “I Vespri Siciliani”, Concerto para violino nº1, op.26, em sol menor, e a Sinfonia nº5, op.64, em mi menor, de Giuseppe Verdi, Max Bruch e Piotr Ilytch Tchaikovsky, respectivamente, foi escolhido considerando a acústica da Igreja. “A Catedral é o lugar perfeito para peças de acústica grandiosa, como as que serão executadas e a monumentalidade do local favorece as grandes harmonias”, afirma Guilherme Mannis

Iniciada em 2007, a série ‘Sons da Catedral’ tem grande importância na trajetória musical da ORSSE. “Sempre alcançamos novos públicos e popularizamos o acesso à música clássica. Além disso, o ambiente de resplendor da Catedral fornece ao concerto um aspecto especial. Todas as nossas apresentações nesse espaço são marcantes e inesquecíveis”, finaliza Mannis. O acesso é gratuito.

Legenda da Foto 1: Gabriela Queiroz participará da execução do Concerto para violino nº1, op.26, em sol menor

Legenda da Foto 2: Leonardo David é maestro adjunto da Filarmônica do Espírito Santo

Nenhum comentário: