domingo, 25 de setembro de 2011

Deus, Luciraldo e Carlos Ruas

Daniel, Rodrigo e Carlos Ruas no 6o HQ Festival_Aracaju_foto Suyene Correia

6a edição do HQ Festival_Aracaju_foto Suyene Correia

Carlos Ruas_6o HQ Festival em Aracaju_foto Suyene Correia


Suyene Correia e Carlos Ruas_6o HQ Festival

Ontem, pela manhã, na abertura da sexta edição do HQ Festival, além dos habituais fãs de RPG, Mangás e HQs, dezenas de pessoas prestigiaram o evento com o intuito de conhecer de perto os convidados Carlos Ruas (idealizador do blog www.umsabadoqualquer.com), Rodrigo Aragão (diretor de "Mangue Negro" e  "A Noite do Chupacabras") e Daniel Benevides (lead artist).

Com mais de uma hora de atraso porém, para iniciar a mesa redonda com os convidados, o jeito foi perambular pelo interior da Biblioteca Pública Epifânio Dória e observar a galera consumindo todo tipo de produto alusivo ao mundo ficcional juvenil, como revistas, bottons, camisetas, fantasias e games de seus personagens prediletos. Além disso, quem quisesse, podia acompanhar um duelo saudável entre jogadores do Marvel x Capcon 3 acontecia no primeiro andar da biblioteca.

Um dos stands mais concorridos foi o do quadrinista Carlos Ruas, que há três anos criou o blog Um Sábado Qualquer e com seus personagens: Deus, Adão, Eva, Caim e Luciraldo, conquistou uma legião de fãs inimaginável. Designer gráfico de formação, Carlos sempre gostou de desenhar e seu sonho era viver da produção de quadrinhos.

O sonho que parecia impossível começou a tomar forma, quando a empresa que trabalhava faliu e ele decidiu enveredar, exclusivamente, pelo universo das tirinhas. Nunca poderia imaginar que o blog criado de forma despretensiosa, virasse um ótimo negócio, com mais de 50 mil acessos/dia. Postando praticamente uma tira por dia,  Carlos Ruas, que mora em Niterói, não se furtou de expandir o negócio, de modo que seus personagens (Deus e Luciraldo) podem ser adquiridos como souvernirs.

Recentemente, ele lançou na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, a coletânea "Um Sábado Qualquer..." que traz 200 das mais de 700 tiras já publicadas no blog, além de uma história exclusiva "A Arca de Noé". Aproveitando o convite feito pela organização do Festival de Quadrinhos de Sergipe, Carlos Ruas trouxe vários exemplares do livro para serem vendidos por aqui, além de uma boa quantidade de bonecos de seus personagens.

"Aracaju é a primeira capital do Nordeste, onde estou lançando o livro, publicado pela Devir. Fiquei muito feliz com o convite do festival para divulgar meu trabalho e contar sobre a minha experiência".

Mesmo começando bem além do horário estipulado na programação, a  mesa redonda que ocorreu no auditório da Biblioteca Pública, e reuniu os três convidados citados no início do post, contou com uma plateia bastante significativa e que estava atenta à colocações do pernambucano Daniel, do capixaba Rodrigo Aragão e do carioca Carlos Ruas.

Depois do bate papo, foi exibido o filme de terror e de baixo orçamento "Mangue Negro". Pena que o equipamento alugado para tal (ou a cópia do filme, não sei ao certo) tenha dado muito problema para o projecionista. resultado: depois de vários travamentos na mídia, o filme que tem 105 minutos de duração, terminou extrapolando no tempo e toda a programação da tarde, envolvendo os bate papos dom Carlos Ruas e Daniel Benevides foi remanejada.

Eu que tinha voltado à tarde, ao local do evento, só para ouvir a explanação do Ruas, retornei prá casa frustada. Como tinha um compromisso às 16h (já eram 15h30 e nada de começar o bate papo). Parece que os interessados no workshop de Maquiagem e Efeitos Visuais com Rodrigo Aragão tiveram mais sorte.

Mas a 6a edição do HQ Festival continua durante a tarde de hoje, com encerramento às 18h. O ingresso custa R$ 10.


Legenda da Foto 1: Daniel, Rodrigo e Carlos na mesa redonda no auditório da biblioteca pública

Legenda da Foto 2: O público praticamente lotou as dependências do auditório

Legenda da Foto 3: Luciraldo e o livro "Um Sábado Qualquer..." que não deu, para quem quis

Legenda da Foto 4: Carlos Ruas conversou com a blogueira antes da mesa redonda  (a entrevista ainda será publicada no Bangalô)

Legenda da Foto5: A blogueira e Carlos Ruas, que tem seu blog como um dos favoritos do bangalocult

Nenhum comentário: